Novos estagiários do Primeira Chance recepcionados pela equipe da Administração

Além das boas-vindas, os universitários receberam orientações sobre os direitos e deveres do estágio no serviço público, assim como a ética e conduta profissional




20/06/2024, 16h17, Foto: Divulgação.


A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos, recepcionou, nesta quinta-feira (20), os novos estagiários selecionados pelo Programa Primeira Chance. Foram recebidos 33 estudantes de Direito, além de oito de Psicologia e seis de Serviço Social que foram aprovados no processo seletivo passado. Além das boas-vindas, os universitários receberam orientações sobre os direitos e deveres do estágio no serviço público, assim como a ética e conduta profissional.(Leia mais abaixo)


O secretário de Administração e Recursos Humanos, Fellipe Augusto Almeida, explicou que desde 2021 a Prefeitura faz esse tipo de acolhimento. “Realizamos os acolhimentos para passarmos, nesse primeiro contato mais próximo, as necessidades burocráticas que eles têm que cumprir junto à Prefeitura e colocar sempre a equipe do programa Primeira Chance à disposição deles. A equipe está aqui justamente para poder acolher, ouvir, intervir se for necessário junto às secretarias, para que eles possam ter uma experiência muito proveitosa na administração pública”, disse.(Leia mais abaixo)


O Programa Primeira Chance visa possibilitar e assegurar aos jovens a vivência profissional, bem como a experiência de atuar em novos ambientes por meio de formas diversificadas de sociabilidade. O contrato de admissão tem prazo inicial de 12 meses, prorrogável por igual período, salvo em caso de conclusão de curso, ocasião em que o estágio será impreterivelmente encerrado. “Nós entendemos ser importante esse primeiro contato para orientarmos os novos estagiários, falarmos sobre os direitos e deveres, e apontarmos questões do contrato que eles devem estar atentos ao longo do período de estágio”, disse a coordenadora do Primeira Chance, Jamile Cristine do Santos.(Leia mais abaixo)


O secretário Fellipe Augusto destacou a importância do Primeira Chance. “O Primeira Chance é um programa que é muito solidificado. Já formou diversos profissionais e nós temos, na Prefeitura, diversos profissionais que, em algum momento, estiveram no programa Primeira Chance. É um programa que a gente tem muito orgulho, porque é uma ferramenta de promoção profissional muito importante. E a gente fica muito feliz quando recebe uma turma nova, para poder colaborar cada vez mais com os outros profissionais”, comentou.(Leia mais abaixo)


A subsecretária municipal de Gestão de Pessoas, Karina Crespo Alvarenga, também participou da reunião e lembrou que também foi estagiária da Prefeitura. “Eu ingressei nos quadros como estagiária de Direito e fui sendo promovida, alcançando novos cargos e, hoje, estou subsecretária. Mas eu comecei como estagiária na Secretaria de Administração. Então toda minha trajetória só foi possível graças a prova de seleção que fiz e eu ter sido colocada na Administração, onde aproveitei todas as oportunidades. Desejo que os novos estagiários também aproveitem essa chance que estão tendo”, disse.(Leia mais abaixo)


A estudante de Direito Laura Gomes, de 21 anos, é uma das novas estagiárias que foi recepcionada. “Estou muito feliz em poder estagiar na Prefeitura, pois é uma oportunidade muito grande. E espero poder agregar a minha vida profissional”, afirmou.(Leia mais abaixo)


Após as orientações, os novos estagiários entregaram os documentos necessários para dar início ao processo de admissão.