21/07/2015 - às 17h17 - Foto: Sup. de Comunicação


Após 13 anos de formada, com passagem por hospitais, como o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Rio, e o Albert Einstein, em São Paulo, a pediatra Andreza Gazire, que atende no Hospital Geral de Guarus (HGG), diz que antes só havia visto este tipo de serviço nas unidades de saúde pelas quais passou nas capitais. Ela se refere à estrutura da nova pediatria do HGG, inaugurada no dia 10 deste mês pela prefeita Rosinha Garotinho.
- Vi esse atendimento humanizado no Inca e no Albert Einstein, e é muito bom que tenha em Campos. É um tipo de serviço ideal para uma pediatria, pois facilita para a equipe de profissionais, tranquiliza os pais e acelera a recuperação da criança. É uma aquisição bastante importante – destacou. A pediatra disse também que a humanização permite que as crianças tenham atividades no interior do hospital. “E o sistema imunológico da criança acaba reagindo mais rápido”, disse a pediatra.
A psicóloga Ivana Andrade, da equipe multidisciplinar da nova pediatria do HGG, diz que o atendimento humanizado incluindo a pintura lúdica, ajuda a tirar o estresse da internação. “A internação é um período de muito estresse para a mãe e a criança. Uma pediatria como esta ajuda a tirar esse estresse e até na recuperação do paciente. Imagina uma criança convivendo o tempo todo com médicos, agulhas e remédios? Esse modelo de pediatria, para nós profissionais, também é muito importante”, afirma.
A nova pediatria do HGG conta com uma equipe multidisciplinar formada por psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta, músico terapeuta, terapeuta ocupacional, assistente social, 12 pediatras e enfermeiros. Além das quatro enfermarias, a pediatria conta com uma brinquedoteca (espaço terapêutico), salas de isolamento, de prescrição médica, reunião e sala de repouso para enfermagem. A pintura lúdica e o atendimento humanizado colaboram psicologicamente para a melhora do quadro clínico do paciente.