09/06/2015 - às 9h42 - Foto: Divulgação

Quem estuda no ensino superior privado pode, finalmente, dar um respiro aliviado. O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, disse nesta segunda-feira (8) que haverá, ainda neste ano, uma nova chamada de inscrições para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
Essa foi a primeira vez que o governo deu um sinal positivo sobre novas vagas no Fies desde a conclusão do prazo dos novos pedidos de financiamento, que terminou em 30 de abril. "Nós já resolvemos isso: a chamada para novas vagas será feita em breve, no segundo semestre", disse.
No início de maio, Janine afirmara que reabrir o sistema seria "inútil", já que os recursos tinham se esgotado. A afirmação causou reação negativa de estudantes e de escolas privadas, que tiveram de oferecer formas alternativas de financiamento para não perder alunos novos.
Muitos estudantes relataram, ainda, problemas para se inscrever no sistema do Fies pela internet. Alguns chegaram a passar a noite na faculdade na tentativa de garantir uma vaga no financiamento.
Na primeira chamada do Fies, o programa contou com R$ 2,5 bilhões destinados para 252.442 novos contratos de financiamento. Metade de quem tentou obter crédito novo para financiar o curso superior neste ano ficou de fora. Para se ter uma ideia, em 2014, foram feitos 732 mil novos contratos em duas chamadas.
O Fies tem, ainda, 1,9 milhão de contratos ativos, ou seja, de estudantes que já tinham sistema de financiamento anteriormente e que continuam estudando.