sexta-feira , 30 de janeiro de 2015 - Foto: Rodolfo Lins/ Secom

A Secretaria Municipal de Saúde vai realizar o segundo mutirão contra a dengue e chikungunya deste ano em Farol de São Tomé. A ação acontece nos dias 6 e 7 de fevereiro, quando cerca de 10 mil imóveis devem ser visitados. A medida integra a adesão do município à Campanha Nacional de Prevenção contra Dengue e Febre Chikungunya.
Outros mutirões acontecerão ao longo do ano, segundo o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão. O primeiro contemplou os bairros Centro, Conselheiro Tomás Coelho, Jardim Maria de Queiroz, Presidente Juscelino e os Parques Dom Bosco, Pelinca, Santo Amaro, Tamandaré e São Caetano.
- Dentre as ações, haverá colocação de tela para caixa d´água, aplicação de larvicidas e distribuição de material informativo e orientação. Além disso, cerca de 450 agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) continuam fazendo o trabalho de rotina em toda a cidade e reforçam as ações principalmente nos bairros com maior número de focos – afirmou o vice-prefeito.
O diretor do Centro de Controle de Zoonoses, Cesar Salles, explicou que o Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Mosquito Aedes Aegypti (LIRAa), cujo resultado final foi de 2,9%, é amostral.
- Não fazemos levantamento por bairro, mas por estrados. Em Campos, são 17 estratos, porém cinco deles apresentaram índice igual ou superior a 4%, que é alto risco. Mas o LIRAa geral apontou um quadro de médio risco para o município como um todo – disse Salles.