Campos: Museu Histórico expõe Arte Sacra até este domingo(25)


sexta-feira, 23 de novembro de 2012 (Foto: Divulgação) Mostra em Campos como parte da catalogação e restauração de material histórico realizadas pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural

Termina neste domingo (25) a Exposição de Arte Sacra do Estado do Rio de Janeiro no Museu Histórico de Campos, na Praça do Santíssimo Salvador, no Centro da cidade. No local os visitantes poderão apreciar parte da catalogação e restauração de material histórico realizadas pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), que realizou um levantamento das peças de arte sacra guardadas em igrejas do Estado. Este trabalho rendeu dois volumes de inventário e 10 mil peças catalogadas.

“Será a oportunidade dos campistas e, também, dos turistas conhecerem e preservarem as peças que são consideradas patrimônio histórico. O inventário possui diversas imagens e peças sacras da nossa cidade, como as igrejas São Francisco, Basílica do Santíssimo Salvador, Igreja Nossa Senhora da Lapa, Igreja Nossa Senhora do Carmo, Igreja Matriz de Nossa Senhora do Terço, dentre outras. A exposição é composta por painéis e exemplares do inventário de Arte Sacra à disposição dos visitarem para consulta. A exposição ainda tem imagens de objetos e dos templos das cidades de Itaperuna, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, São Francisco do Itabapoana, São João da Barra, Itaocara, Muriaé -, explica a historiadora do Museu Graziela Escocard. (Leia mais abaixo)

O Museu Histórico de Campos funciona de terça a domingo, das 10h às 18h.  “O espaço está aberto a toda a população de forma gratuita. Os grupos interessados em visitas guiadas, assim como escolas, podem agendar suas visitas pelo telefone 2728-5058. A intenção do Museu é resgatar e passar para a nova geração as riquezas históricas de nosso município, por isso, temos uma equipe preparada atender aos munícipes e turistas”, destaca a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro.



fique bem informado