08/03/2025, atualização às 15h07, Fotomontagem: Campos 24 Horas.
Postado por Fabiano Venancio - Governadora, prefeita, presidente da OAB, delegada de Polícia... No Dia Internacional da Mulher, celebrado neste sábado (08/03), o
Campos 24 Horas mostra quem são as mulheres da região que quebraram barreiras, desafiando estereótipos e se tornaram referências em suas áreas de atuação. O cargo mais importante foi ocupado pela ex-governadora Rosinha Garotinho, eleita em primeiro turno para ocupar o Palácio Guanabara, no início deste século. Além de Rosinha, mulheres como Carla Caputi, Yara Cinthia, Natália Patrão, Geane Vincler, Mariana Lontra Costa e Sônia Pereira
alcançaram postos de destaque. (leia mais abaixo)
Em Campos e municípios da região, representantes do sexo feminino comandam prefeituras, delegacias de Polícia e instituições como a Subseção da OAB/Campos (Ordem dos Advogados do Brasil). Um dos mais altos postos da segurança no Estado também é ocupado por uma mulher: a delegada campista Natália Patrão, que assumiu a coordenação de Polícia Civil regional. (leia mais abaixo)
Eleita no início deste ano para ocupar a subseção local da OAB, a advogada Mariana Lontra Costa enfatizou "a honra e responsabilidade em presidir uma instituição de tamanha importância para a sociedade". A OAB/Campos é presidida pela primeira vez presidida por uma mulher depois de 58 anos. (leia mais abaixo)
PREFEITAS - Mulheres também ocupam cargos de prefeitas como Carla Caputi (São João da Barra), Yara Cínthia (São Francisco de Itabapoana) e Geane Vincler (Cardoso Moreira). Nos últimos anos deste século, outras mulheres ocuparam as prefeituras em Quissamã, Carapebus, Conceição de Macabu e Bom Jesus de Itabapoana. (leia mais abaixo)
Yara - A atual prefeita de São Francisco de Itabapoana, Yara Cínthia (SD), destaca o papel fundamental que a mulher desempenha em todos os setores da sociedade. "Elas são a base das famílias, líderes em suas comunidades e, cada vez mais, conquistam seu espaço na gestão pública. O avanço das mulheres no poder é um reflexo de um processo de lutas por direitos e igualdade, e é algo que devemos continuar a valorizar e fortalecer", afirmou Yara ao Campos 24 Horas. (leia mais abaixo)
Yara Cínthia também considera que a presença das mulheres traz uma perspectiva única e essencial para a construção de políticas públicas mais justas e inclusivas. "Mas, além disso, a mulher é indispensável em todos os setores da sociedade. Sua força, dedicação e capacidade de transformar o mundo à sua volta são pilares para a evolução de nossa sociedade". (leia mais abaixo)
Carla - Já a prefeita de São João da Barra, em suas redes sociais, disse ser gratificante observar a ascensão de mulheres em postos de comando. "É com muito orgulho, satisfação e alegria observar mulheres fortes, de garra e sucesso, seguindo exemplos como Narcisa Amália e, atravessado o tempo e a história, falo da deputada Carla Machado, outro exemplo de mulher forte e guerreira, outro orgulho que temos", frisou Carla Caputi. (leia mais abaixo)
"Na prefeitura temos também outras mulheres ocupando cargos importantes, assim como na Câmara, onde duas mulheres(Soninha Pereira e Joice Pedra) ocupam suas cadeiras no Legislativo", frisou a prefeita. (leia mais abaixo)
Em Campos, porém, o Legislativo precisa avançar para recuperar o espaço da representação feminina. Nesta legislatura, na terra de Benta Pereira e Nina Arqueira, apenas duas mulheres, Néia Terra e Tamires Rangel, ocupam vagas no Palácio Nilo Peçanha, sede do Legislativo.(leia mais abaixo)
Já em Macaé, três mulheres foram eleitas vereadoras, assim como São João da Barra e Carapebus fizeram também duas representantes.