Mulheres devem aguardar 30 dias após vacina contra Covid-19 para fazer mamografia

A orientação segue o alerta feito pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama)


  • 08/07/2021, 07h,59, Foto: Divulgação.

A Secretaria de Saúde, por meio do Núcleo de Auditoria, Controle e Avaliação, orienta às mulheres para que não façam exames de mamografia imediatamente após terem tomado a vacina contra a Covid-19, seguindo alerta feito pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), veiculado esta semana na mídia nacional.

A oncologista Elizabeth Uhl explicou que, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, algumas pacientes têm apresentado linfonodos axilares, as chamadas “ínguas nas axilas” e, por isso, a recomendação é para que, quem tomou a vacina, faça a mamografia de rastreamento 30 dias após a imunização. (Leia mais abaixo)

A médica disse que a orientação é a mesma para todas as mulheres, independente se têm histórico familiar de câncer de mama. “A vacina contra a Covid não provoca câncer de mama”.

A mesma opinião foi compartilhada pelo ginecologista Carlos Henrique da Silva Paes, coordenador do serviço de oncologia da Prefeitura. Ele afirmou que essa alteração nos gânglios é uma reação do corpo ao imunizante. “A recomendação é uma forma de precaução, já que um laudo duvidoso pode gerar uma preocupação desnecessária”.



fique bem informado