Morte de Cleriston: parlamentares convocam manifestações contra Moraes

Senadores e deputados também mobilizam brasileiros em ato para 'resgate do Estado Democrático de Direito'




24/11/2023, 14h56, Foto: Montagem Revista Oeste.


Em vídeo que circula nas redes sociais, senadores e deputados federais convocam a população para uma manifestação no próximo domingo, 26, na Avenida Paulista, em São Paulo. O ato será em memória de Cleriston da Cunha, o Clezão, réu do 8 de janeiro. Ele morreu na última segunda-feira, 20, no Presídio da Papuda, no Distrito Federal. (Leia mais abaixo)


Alguns deputados pedema aos brasileiros que se unam a eles no pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Eles apontam o ministro da Corte como responsável pela morte de Clezão. Isso porque Moraes não “analisou a tempo” um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) que defendia a soltura do réu.(Leia mais abaixo)


Os políticos acreditam que a manifestação será uma forma de resgatar o “Estado Democrático de Direito” do país.  (Leia mais abaixo)


Políticos de unem por Cleriston

O ato está sendo organizado pelos deputados como Nikolas Ferreira (PL-MG), Gustavo Gayer (PL-GO), Mário Frias (PL-SP), André Fernandes (PL-CE), Carla Zambelli (PL-SP), Paulo Bilynskyj (PL-SP), Luiz Philippe de Orléans e Bragança (PL-SP) e Ricardo Salles (PL-SP). Também assinam o manifesto senadores como astronauta Marcos Pontes (PL-SP) e Damares Alves (Republicanos-DF).


“A forma como nós reagirmos, agora, será determinante para resgatarmos a democracia, o nosso Estado Democrático de Direito, a liberdade dos nossos filhos”, afirmou Gayer, no vídeo.(Leia mais abaixo)


“Queremos a democracia, queremos a liberdade, queremos reconquistar a decência e precisamos da sua ajuda”, afirmou Orléans e Bragança. Para Carla Zambelli, a manifestação irá mostrar que “a morte do Clezão não será em vão”.(Leia mais abaixo)


Nikolas Ferreira, que na última terça-feira, 22, afirmou em plenário que Moraes “envergonha o Direito e deve ser deposto da sua cadeira”, reforçou seu discurso em portagem no Twitter/X.(Leia mais abaixo)


“Saio às ruas com um único objetivo: impeachment do Alexandre de Moraes”, afirmou o deputado mineiro. “E, claro, em memória de Cleriston e de todos que estão sofrendo pelos desmandos deste juiz. É agora ou nunca.”

Farei de tudo pra ir na Av. Paulista nesse domingo às 14h. Como eu disse: saio às ruas com um único objetivo: Impeachment do Alexandre de Moraes. E claro, em memória de Cleriston e de todos que estão sofrendo pelos desmandos deste juiz. É agora ou nunca. — Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) November 23, 2023(Leia mais abaixo)


O ex-presidente Jair Bolsonaro também usou as redes sociais para divulgar o vídeo e motivar os brasileiros a se engajarem no protesto “pela democracia”. A manifestação está marcada para começar às 14 horas, na Avenida Paulista.


Fonte: Revista Oeste