Campos 24 Horas – A Meta informou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que retirou do ar os perfis de Renan Santos citados na decisão do ministro Dias Toffoli que restringiu parte da campanha digital do candidato do Missão à Presidência da República.
Em manifestação enviada à Corte, a empresa afirmou que tornou indisponíveis as contas e o perfil indicados na ordem judicial e que também retirou essas páginas dos sistemas de recomendação do Facebook e do Instagram. (Leia mais abaixo)
Além da Meta, o TikTok também informou ao TSE ter suspendido os perfis do candidato na plataforma. O g1 conferiu ainda o perfil de Renan Santos no Youtube e verificou que a conta está fora do ar (veja imagens abaixo).
A medida atende a uma decisão de Toffoli divulgada nesta segunda-feira (31), que determinou a suspensão da propaganda eleitoral em perfis não informados à Justiça Eleitoral dentro do prazo legal.
A Meta também informou que adotou providências para preservar os dados disponíveis relacionados às contas a partir de 7 de agosto, conforme determinado pelo ministro.
A decisão de Toffoli faz parte da análise do pedido de registro de candidatura de Renan Santos.
O ministro apontou indícios de irregularidades na atuação digital da campanha e considerou que houve uma "omissão estratégica" na comunicação à Justiça Eleitoral das contas utilizadas para propaganda. (Leia mais abaixo)
Meta diz que cumpriu decisão - No documento encaminhado ao TSE, o Facebook Brasil informou que, após ser comunicado da decisão, acionou a Meta Platforms para adotar as medidas determinadas pela Justiça Eleitoral.
Segundo a manifestação, a empresa:
A empresa também afirmou que poderá ser novamente oficiada para cumprir eventuais novas determinações judiciais.
Fonte: g1