
Mais de 117 espécies de pássaros em vida livre foram observadas, através do Programa Vem Passarinhar, na Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba, situada no Noroeste Fluminense e administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), no último final de semana (17 e 18/3). Cerca de nove pessoas participaram da atividade. O grupo percorreu duas trilhas de interpretação ambiental da unidade, a baixada do Brejo da Cobiça porção Oeste da Unidade de Conservação, além de trilhas no interior da mata na porção leste da região onde fizeram o registro das aves.
Nesta edição do projeto, a maior espécie de coruja do nosso continente e habitante da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba, o Jacurutu (Bubo virginianus), foi observada. Além das aves, três espécies de mamíferos, entre eles, a preguiça de coleira (Bradypus torquatus), espécie ameaçada de extinção, o Ouriço cacheiro e capivaras, também foram apreciadas.
- O Vem Passarinhar representa a oportunidade de novos conhecimentos que nos auxiliarão na revisão de nosso Plano de Manejo. Desperta em nossos funcionários o interesse de divulgar a importância da avifauna para a recuperação da natureza, reforçando a relevância das nossas ações de reflorestamento e a divulgação do nosso espaço. Esse programa é uma ferramenta de estímulo à observação de aves que tem nos ajudado na sensibilização ambiental da população - afirmou a gestora da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba, Vania Coelho.
A iniciativa, que tem como objetivo promover a observação de aves e o turismo nas áreas protegidas, existe desde 2015, e será realizada em 12 unidades de conservação estaduais fluminenses ao longo deste ano. A próxima edição do programa está prevista para ser realizada em abril, no Parque Estadual da Ilha Grande.
A Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba (EEEG) foi criada em 30 de dezembro de 2002 e constitui uma área de aproximadamente 3.260 hectares, integralmente inserida no município de São Francisco de Itabapoana.