O feriado prolongado será mais extenso no Rio de Janeiro, devido à proximidade da Semana Santa, Tiradentes e Dia de São Jorge. Entre os dias 17 e 24 de abril, a Concessionária Arteris Fluminense, que administra a Rodovia BR-101, estima um fluxo de mais de 1 milhão de veículos. Devido ao grande fluxo durante os dias de feriado, a concessionária alerta para os cuidados na direção, em especial para o respeito aos limites de velocidade estabelecidos na via. (Leia mais abaixo)
“Respeitar às leis de trânsito é respeitar à vida. Aproveite sua viagem de feriado sem colocar em risco a sua integridade física e de outras pessoas”, ressalta a gerente de Operações, Simone Cardozo.
Respeito às regras - Na BR-101/RJ, a velocidade máxima permitida no trecho duplicado é de 100km/h para veículos de passeio e 80 para veículos pesados, com redutores de velocidade de 60 km/h. Hoje, a BR-101 conta com 13 controladores de velocidade. (Leia mais abaixo)
Seja no feriado ou dias de tráfego normal, antes de pegar a estrada, os motoristas devem fazer uma revisão completa nos veículos para evitar problemas no percurso. Freios, cinto de segurança, pneus, nível do óleo e do combustível são alguns dos itens que precisam estar em plenas condições de uso para garantir uma viagem segura. O uso do cinto de segurança, respeito aos limites de velocidade e jamais dirigir se tiver ingerido bebida alcoólica são atitudes que salvam vidas.
Confira orientações para ter uma viagem mais segura: (Leia mais abaixo)
Tráfego esperado durante o feriado:
Horários de pico: (Leia mais abaixo)
Serviço ao usuário - Para acompanhar o movimento na rodovia, os usuários podem acessar o perfil da concessionária no Twitter (@Arteris_AFL) e conferir os melhores horários para viajar. Ao longo do trecho sob concessão, a concessionária disponibiliza bases SOS Usuários, com local adequado para pausa na viagem, banheiros, fraldários e água. Caso ocorram imprevistos durante a viagem, o usuário deve sinalizar a parada em local seguro e comunicar imediatamente a concessionária através do telefone de emergência 0800 282 0101.
Serviço: (Leia mais abaixo)
Praças de Pedágio
SOS Usuário (Leia mais abaixo)