O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ser a principal barreira ao retorno da extrema direita ao poder no Brasil. A declaração foi feita às vésperas do primeiro turno, antes de um grande ato de campanha no centro do Rio de Janeiro.
Aos 80 anos, Lula busca um quarto mandato. Ele disse ter decidido concorrer novamente por acreditar que pode impedir a volta ao governo da família de Flávio Bolsonaro, seu principal adversário na disputa presidencial.
O presidente liderou uma marcha entre a Igreja da Candelária e a Cinelândia, dois locais simbólicos da mobilização pela democracia durante a ditadura militar. No percurso, afirmou que a eleição envolve a preservação das instituições democráticas.
Segundo o Datafolha citado pela reportagem, Lula aparecia com cerca de 45% dos votos, contra 40% de Flávio Bolsonaro, cenário que indicava segundo turno em 25 de outubro.
Flávio declarou durante a campanha que pretende conceder indulto ao pai, Jair Bolsonaro, que cumpre pena de 27 anos por tentativa de golpe após a eleição de 2022. Em transmissão online, o candidato afirmou que sua campanha venceria.