30/11/2016 13h43 | Foto: Divulgação

A instalação de 400 lousas digitais interativas em escolas da rede municipal de ensino tem proporcionado aulas mais significativas para centenas de alunos, principalmente os que estão matriculados nas séries iniciais do Ensino Fundamental, que são provocados a construir o conhecimento a partir do concreto. Os equipamentos dispõem de tecnologias de última geração e funcionam com um refletor, laptop e Desk Board (tela sensível ao toque). As lousas também podem ser ligadas à internet, aumentando as opções para aulas mais atrativas.
Segundo a diretora Luciana Gonçalves de Oliveira, da Escola Municipal Marlene Henriques Alves, do Jardim Aeroporto, a utilização das lousas está inserindo as crianças, cada vez mais cedo, ao mundo tecnológico. “Em nossa escola, através da implantação das lousas interativas, tem sido possível engajar os alunos em uma aprendizagem mais dinâmica, a partir de um recurso tecnológico moderno e interativo”, pontua.
Ela destaca que os recursos viabilizam aulas mais interessantes, apresentando conteúdos já abordados de maneira mais tradicional, como se fossem novidade, de forma prazerosa. “As possibilidades de utilização são inúmeras, principalmente, incluindo o aluno diretamente no processo de aprendizagem como autor de suas conquistas, lógico com a mediação do professor. Todos ganhamos com essa inovação”, conclui.
Para que os equipamentos fossem utilizados mais amplamente e nas variadas disciplinas, os professores da rede receberam capacitação, oferecida pela Smece. Entre os benefícios das lousas, estão a ampliação da motivação e do interesse dos alunos; aumenta a familiarização dos professores com o uso de novas tecnologias; se adapta às necessidades das turmas, de acordo com o seu perfil e nível de aprendizagem; além de possibilitar um ensino em tempo real.