Câmara aprova lei de Diego Dias que obriga Enel a retirar fiação em desuso nos postes

Campos se torna a 1ª cidade a ter legislação que obriga a retirada de fios em desuso, diminuindo riscos à população


  • 28/05/2025, 12h25, Foto: Campos 24 Horas.

Postado por Fabiano Venancio - Se depender do vereador Diego Dias (PDT), a concessionária Enel não colocará mais a vida dos campistas em risco, com transformadores pegando fogo, emaranhado de cabos, fios soltos, enrolados e mal instalados. A empresa será obrigada a remover os cabos e a fiação em desuso nos postes da rede de energia do município, de acordo com projeto de autoria de Diego Dias, aprovado em primeiro tuno na sessão desta terça-feira (27), na Câmara Municipal. O Campos 24 Horas mostra detalhes do projeto que pode colocar Campos como a primeira cidade a ter legislação própria com normas rígidas para obrigar a empresa de energia a organizar a instalação de cabos e diminuir riscos à população. Vale ressaltar que, atualmente, os postes de energia elétrica são compartilhados entre a Enel e empresas de telecomunicações. (Leia mais abaixo)

"De vez em quando a gente vê no dia a dia transformador pegando fogo com esses cabos pendurados por toda a cidade, a maior parte deles em desuso, levando insegurança e risco às pessoas", disse Diego, ao justificar o projeto.

A concessionária tem prazo de 90 dias para apresentar um planejamento com um cronograma de ação com a indicação dos locais onde será realizado o serviço visando a retirada dos cabos e fios. Findo este prazo, a empresa terá mais um um ano para retirar o material. O projeto prevê ainda multas, caso a Enel não retire o cabeamento e a fiação dentro do prazo estipulado. (Leia mais abaixo)

O vereador disse que, além da poluição visual, outro fator que o levou a apresentar o projeto é quanto à "segurança, integridade e a vida das pessoas".

"Recentemente, tivemos o falecimento de duas pessoas em nossa cidade por conta de um cabo de alta tensão rompido. As causas estão sendo investigadas, há nesta Casa uma CPI também apurando os fatos. Mas já está passando da hora da Enel retirar essa fiação que não serve pra nada", arrematou Diego. (Leia mais abaixo)

MEDIDOR - O vereador do PDT também teve outro projeto importante aprovado na mesma sessão, que trata de proteger o consumidor em relação à instalação, troca e aferição dos medidores de energia elétrica.

"A lei estabelece obrigações da concessionária, que é campeã de reclamações no Procon, quanto às cobranças indevidas dessas taxas, além de informar antecipadamente ao consumidor para que ele possa acompanhar de perto a aferição do medidor e ter a certeza de que não está sendo lesado ", acrescentou Diego. (Leia mais abaixo)

Por fim, Diego Dias disse acreditar que a partir de agora "esta empresa vai ter que parar com esses abusos e arbitrariedades cometidas contra o usuário", finalizou.

  (Leia mais abaixo)



fique bem informado