
Buscando romper barreiras e levar os serviços e ações para todos os cantos do município, a Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ) vem dando prosseguimento à programação do projeto A Gosto da Juventude, que neste sábado (19) aconteceu na praça principal de Dores de Macabu. O evento resgatou a cultura popular de Campos, discutiu sobre racismo, abordou o tema saúde e envolveu os mais animados num aulão de dança.
O espetáculo “Coisas da gente”, do grupo de Animação Cultural da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece) trouxe à tona a Mana Chica, o Jongo, a lenda do Ururau, o chuvisco e tantos outros personagens, danças e sabores tradicionais de Campos. De forma lúdica e bastante envolvente, os instrutores de arte e animadores culturais conseguiram prender a atenção do público e promover a difusão da cultura popular.
A Superintendência de Igualdade Racional participou do evento. A superintendente da pasta, Lúcia Talabi, falou sobre o racismo na atualidade e defendeu tratar-se de um crime que não deveria mais acontecer no século XXI, mas que ainda é uma dura realidade em todo o mundo. Ela destacou que não só o racismo, mas qualquer tipo de preconceito, seja por causa do peso, do estilo, da opção sexual ou qualquer outro motivo, não pode ser banalizado, tampouco aceito pela sociedade. “Racismo é crime e deve ser denunciado”, instruiu.
A presidente da FMIJ, Suellen André de Souza, pontuou que o principal objetivo de ações descentralizadas, como as que o A Gosto da Juventude vem realizando, é permitir que os jovens de todas as localidades e distritos do município tenham acesso à toda estrutura que o governo tem a oferecer.
“Precisamos romper com essa ideia de que o interior não merece e não vai receber atividades da Prefeitura. O governo tem buscado justamente promover a inclusão de toda a população, sem distinção, levando os serviços e ações até a ponta, ao invés de esperar que este público chegue até nós. Mas sabemos que esta é uma cultura que ainda precisa ser muito trabalhada, inclusive com os jovens”, explicou Suellen.
Fonte: Comunicação PMCG