Em decisão proferida no último domingo (29), a Justiça Eleitoral de Campos liberou o uso do boneco "Wladinho" na campanha de reeleição do prefeito Wladimir Garotinho (PP). A coligação "Campos Pode Mais", que tem a delegada Madeleine (União) como candidata, havia apresentado uma representação alegando que a utilização do boneco configuraria propaganda eleitoral irregular.(Leia mais abaixo)
A coligação de Madeleine argumentava que a presença do boneco nas redes sociais e em eventos de campanha violaria as regras eleitorais. A representação solicitava a remoção das postagens com o boneco, a proibição de seu uso e a aplicação de multas.(Leia mais abaixo)
No entanto, o juiz Marcio Roberto da Costa, da 75ª Zona Eleitoral de Campos, entendeu que não há irregularidade na utilização do boneco. Segundo o magistrado, a lei eleitoral não proíbe o uso de bonecos móveis e de pequeno porte em campanhas eleitorais.(Leia mais abaixo)
"A regra do ordenamento jurídico é a liberdade de propaganda, a disposição de todos os candidatos", afirmou o juiz em sua decisão.(Leia mais abaixo)
Com a decisão, a campanha de Wladimir poderá continuar utilizando o boneco "Wladinho" como ferramenta de propaganda.