Campos 24 Horas – Estudantes da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, em Santo Eduardo, avançaram para a segunda etapa do Prêmio Criativos 2026 com o Aparecida News, jornal digital criado e desenvolvido por alunos do 7º ano. A iniciativa está entre os seis projetos do Estado do Rio de Janeiro selecionados na Categoria Geral, em um universo de 247 trabalhos que passaram pela primeira fase da premiação. Coordenado pela professora orientadora de Tecnologias Educacionais, Ruth Pimentel, dentro do Projeto de Computação, o jornal foi concebido pelos próprios estudantes como um espaço para informar a comunidade escolar sobre acontecimentos, atividades e temas relacionados à unidade.
A ideia surgiu a partir do interesse dos alunos pelas tecnologias digitais e, especialmente, pela Inteligência Artificial. “A ideia partiu do Rafael, aluno do 7º ano, muito curioso e dedicado a explorar a IA. Ele me procurou com a proposta de criar o jornal, e eu dei todo o apoio e as orientações iniciais. A direção da escola autorizou e participou de forma ativa, e foi assim que o jornal foi criado”, conta Ruth. O passo seguinte foi o desenvolvimento do projeto, quando os estudantes passaram a definir os caminhos da produção.
A construção do jornal envolveu pesquisa, seleção de assuntos, definição da identidade visual e organização do conteúdo. Os estudantes também utilizaram a plataforma Base44, que emprega recursos de IA para criação e estruturação de sites, conforme explica Ruth. O resultado reúne diferentes espaços de informação, entre eles Notícias, Esportes, Eventos e Podcast. A professora acompanhou as etapas do trabalho, apresentando sugestões e orientando as escolhas, sem retirar dos alunos a responsabilidade pelas decisões relacionadas ao conteúdo e ao formato do jornal.
Para Ruth, o processo proporcionou aos estudantes uma experiência que ultrapassa a produção de conteúdo digital. Ela também destaca a importância do acompanhamento dos educadores. “Acredito que a iniciativa reforça o protagonismo dos alunos, principalmente do 6º ao 9º ano, que já têm mais autonomia. Isso acontece sem abrir mão da supervisão dos professores e da escola, porque o uso da inteligência artificial nessa faixa etária precisa ser acompanhado”, acrescenta.
A experiência está relacionada ao trabalho desenvolvido pelo Projeto de Computação da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), que integra a parte diversificada do currículo dos Anos Finais desde 2023. De acordo com Natália Sobrinho, supervisora de Programas e Projetos da Gerência de Tecnologias Educacionais da Seduct, as aulas abordam conteúdos previstos na Base Nacional Comum Curricular de Computação (BNCC Computação), além de temas ligados à cultura digital, ao pensamento computacional, à programação, à robótica, à criação de conteúdos, à cidadania digital e à identificação de informações falsas.
Segundo Natália, a utilização da IA no desenvolvimento do Aparecida News foi inserida nesse percurso como uma possibilidade de ampliar as experiências dos estudantes com as tecnologias. “Uma das propostas da professora foi mostrar possibilidades com o uso da inteligência artificial de uma forma crítica, trabalhando com um aplicativo que cria sites utilizando ferramentas de IA. A proposta veio para diversificar as aulas e também orientar essa utilização, tendo em vista o objetivo que os alunos tiveram, que foi a ideia de mobilizar e mostrar o que acontece na escola. Eles tiveram essa ideia de criar esse jornal e utilizaram essa ferramenta apresentada pela professora de tecnologia”, explica.
Próximos passos - A classificação do Aparecida News ocorre na edição 2026 do Prêmio Criativos, promovido pelo Instituto Alana em parceria com o movimento internacional Design for Change. Com o tema “A Internet é Nossa”, a premiação busca reconhecer iniciativas em que crianças e adolescentes assumem papel de protagonistas na criação de soluções e formas de participação no ambiente digital. A edição possui as categorias Geral e Audiovisual e prevê seis projetos vencedores, três em cada categoria. Os grupos premiados receberão R$ 12 mil, mentoria especializada e uma viagem a Recife, prevista para janeiro de 2027.
Para Ruth, o avanço na competição também pode estimular novos projetos na escola. “A classificação para a fase 2 do prêmio Criativos da Escola valoriza o trabalho dos alunos e incentiva os outros estudantes a explorarem ainda mais a inteligência artificial e as tecnologias. Esse grupo é muito interessado, e ver uma ideia deles reconhecida fora da escola mostra que esse interesse pode virar produção de verdade”, afirma.
Na segunda etapa, que segue até o próximo dia 20, os estudantes apresentam informações mais detalhadas sobre o projeto, incluindo o processo de desenvolvimento, a proposta, os resultados e a participação dos envolvidos. A avaliação definirá 20 projetos para Menção Honrosa e 18 finalistas, sendo nove da Categoria Geral e nove da Categoria Audiovisual. O resultado dessa fase está previsto para os dias 12 e 13 de novembro. Os finalistas participarão de uma preparação entre 16 e 23 de novembro e apresentarão os projetos a um júri durante o Pitch, nos dias 24 e 25. Os seis vencedores serão anunciados no dia 4 de dezembro.