IPI de carros, eletros e móveis deve subir em janeiro


Atualizado:  quarta-feira, 25  de dezembro de 2013   -    Foto: Divulgação

O IPI (Imposto sobre Produção Industrial) cobrado sobre carros, eletrodomésticos, móveis e painéis deve subir em janeiro, de acordo com o cronograma previsto pelo Ministério da Fazenda (Leia mais abaixo)

IPI subirEspecialistas dizem, porém, que o consumidor não deve ir às compras ou se comprometer com financiamentos por esse motivo. O ideal, segundo eles, é esperar a definição sobre como será feita a cobrança em 2014.

CATEGORIA ALÍQUOTA ATUAL ALÍQUOTA ORIGINAL
Veículos    
Populares (até 1.0) 2% 7%
Com motores de 1.0 a 2.0 (flex) 7% 11%
Com motores 1.0 a 2.0 (gasolina) 8% 13%
Comerciais leves 2% 8%
Eletrodomésticos    
Geladeira 10% 15%
Máquina de lavar 10% 20%
Tanquinho 5% 10%
Móveis e painéis    
Móveis 3,5% 10%
Painéis 3,5% 10%
  • Fonte: Ministério da Fazenda

As alíquotas cobradas atualmente sobre esses produtos estão reduzidas. Essa redução foi adotada pelo governo por várias vezes nos últimos anos para estimular o consumo e a criação de emprego no país.

O Ministério da Fazenda ainda não anunciou, no entanto, se fará a recomposição do imposto de uma vez só ou gradualmente. As alíquotas atuais têm validade apenas até 31 de dezembro.

Para especialistas em finanças pessoais, o consumidor não deve ir às compras apenas porque teme o aumento do preço dos produtos em janeiro.

Ricardo Humberto Rocha, professor de finanças do Insper, diz que a compra do carro, por exemplo, só deve ser feita em caso de necessidade. (Leia mais abaixo)

"Nesse caso, com certeza vale a pena comprar agora", afirma. "Mas quem puder deve esperar, porque o governo costuma deixar a decisão [sobre o aumento] para a última hora para contar com picos de venda nessa época."

O economista Samy Dana, professor da FGV-SP, diz ainda que se endividar para aproveitar o IPI reduzido é um erro.

"Se a pessoa entra no cheque especial ou usa o rotativo do cartão de crédito, por exemplo, que são linhas que têm juros muito altos, o benefício do imposto reduzido se perde", afirma.

Imposto sobre carros

As alíquotas de IPI cobradas sobre carros com motor até 2.0 e veículos comerciais leves deveriam ter começado a subir em março deste ano. O governo, no entanto, decidiu prorrogar o desconto.

Carros zero quilômetro com motor 1.0, por exemplo, estão com IPI de 2%, enquanto a alíquota original é de 7%. (Leia mais abaixo)

No caso de eletrodomésticos da chamada linha branca (geladeira, máquina de lavar roupa e tanquinho), desde o fim de 2011 os produtos que têm bom desempenho de gasto de energia (selo de eficiência energética "A") estão com IPI mais baixo.

O governo começou a recompor o IPI dos eletrodomésticos gradualmente em fevereiro deste ano.



fique bem informado