sexta-feira, 25 de outubro de 2013 - Foto: Divulgação / arq.
A primeira será a construção de uma caixa de areia e gradeamento para a retenção de partículas sólidas (Leia mais abaixo)
As instalações do Biodigestor da Terra Prometida, cuja pedra fundamental foi lançada pela Prefeitura de Campos e Concessionária Águas do Paraíba nesta quarta-feira (23) serão divididas em quatro partes. A primeira será a construção de uma caixa de areia e gradeamento para a retenção de partículas sólidas. A segunda será um equipamento para filtrar o esgoto com reaproveitamento de pneus e garrafas pets, como meio e suporte interligado à terceira parte da instalação, que será uma zona de raízes de plantas para polimento do tratamento.
O superintendente da Águas do Paraíba, Mário Fazza, explica que a quarta instalação será o biodigestor propriamente dito, que será a construção arredondada, com aproximadamente dois metros de diâmetro e três de altura, de onde será produzido o biogás (65% de gás metano, 35% de gás carbono e o restante de outros gases, integrado a um sistema hidráulico que impulsiona o gás, através de tubulação, para ser utilizado em fogões industriais da cozinha do Ciep da Terra Prometida. O prazo para a operação de todo o sistema está previsto para seis meses.
Fazza informou ainda que o Biodigestor da Terra Prometida apresentará grandes benefícios ambientais e sociais. O sistema consegue eficiência de 85% no tratamento de esgoto, com baixo custo de manutenção e operação. Os outros 15% serão tratados na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Codin, a 1,5 km de distância, podendo ser devolvido à natureza, livre de impurezas e de contaminação.