A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) abriu nesta sexta-feira (29) inscrições para professores efetivos da Rede Municipal atuarem como Professores Orientadores de Tecnologias Digitais e Robótica nas escolas municipais, para o biênio letivo de 2025/2026. O edital Nº 07/2024 foi publicado no Diário Oficial e pode ser conferido AQUI.(leia mais abaixo)
Serão selecionados 124 professores da Rede Municipal de Ensino para a função de Professor Orientador de Tecnologias Digitais e Robótica para atuarem nos espaços de tecnologias das escolas municipais com mais de 100 alunos, atendendo professores e alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), e 10 professores para atuarem de forma itinerante nas creches (pré 1 e pré 2) e unidades escolares com 100 ou menos alunos.(leia mais abaixo)
A coordenadora de Tecnologias Digitais Anna Karina Oviedo informou que as inscrições e a primeira etapa do processo serão realizadas por meio digital no Portal PAE (AQUI). No ato da inscrição os professores deverão escolher uma das opções de atuação: Atuação nos Espaços de Tecnologia Digitais na escola; Atuação de forma itinerante (creches ou unidades escolares com 100 ou menos alunos). Cada professor poderá selecionar cinco opções de unidade escolar para as quais tenha interesse e disponibilidade de tempo para atuar, bem como a disponibilidade de turnos (manhã, tarde e noite) de forma a cumprir a carga horária de 15 horas a 25 horas semanais.(leia mais abaixo)
A entrada poderá ser como Regime Especial de Trabalho (RET) para professor I e II e/ou lotação na matrícula, desde que não haja carência de professores e área na unidade escolar. Poderá participar o Professor I e II efetivo, da rede municipal de ensino de Campos, ficando vedada a participação de professor readaptado (em caso de RET) e professor em processo de aposentadoria.(leia mais abaixo)
“O Professor Orientador de Tecnologias Digitais e Robótica no ambiente escolar poderá contribuir com propostas que possibilitem a transformação, substituição e inovação de práticas pedagógicas tradicionais, redefinindo ações pedagógicas, conteúdos e metodologias voltadas para a aprendizagem dos alunos, bem como auxiliar na formação de professores. Nesse sentido, provocar mudanças no processo de ensino-aprendizagem, possibilitando aos alunos e professores novas formas de ensinar e aprender, através do uso das tecnologias e mídias digitais. Portanto, para que as escolas possam ajustar-se aos desafios impostos pela sociedade, do conhecimento tecnológico, é de fundamental importância o trabalho desenvolvido pelo profissional que articula o uso de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, favorecendo o letramento digital de professores, alunos e da comunidade escolar”, concluiu Anna Karina.(leia mais abaixo)
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