A abertura do Diagnóstico das Escolas 2024, no Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Interativo, teve início nessa segunda-feira (4). A ferramenta, disponibilizada pelo Ministério da Educação (MEC), deverá ser preenchida até 5 de janeiro de 2025 AQUI. A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) enviou ofício a todas as unidades escolares orientando quanto aos procedimentos necessários para participação do levantamento.(leia mais abaixo)
Segundo a subsecretária de Gestão Orçamentária e Financeira, Carla Patrão, o objetivo é auxiliar as escolas na identificação dos principais problemas e desafios a serem superados, além de coletar dados fundamentais para a atuação das secretarias municipais e estaduais e do Ministério da Educação (MEC).(leia mais abaixo)
“Essa ferramenta auxilia a gestão a mapear as fragilidades e potencialidades de cada unidade escolar, além de fornecer dados significativos para a construção do quinto ciclo do Plano de Ações Articuladas (PAR 5)”, orientou.(leia mais abaixo)
O diagnóstico está organizado em 11 blocos e 26 temas que proporcionam a identificação de lacunas, fundamental para subsidiar o gestor na tomada de decisões. É realizado a partir de recortes conceituais da realidade da escola que direcionam o olhar para aspectos relevantes do funcionamento da instituição.(leia mais abaixo)
De acordo com a coordenadora de Prestação de Contas da Secretaria de Educação, Martha Castori, é necessário que os gestores estejam atentos aos prazos e que se reúnam com os membros das escolas e creches municipais, buscando a coparticipação de todos nesse processo democrático e participativo da gestão escolar.(leia mais abaixo)
“Em casos de dúvidas e/ou dificuldades de acesso, as unidades devem entrar em contato com a Coordenação da Prestação de Contas/PDDE, pelo telefone (22) 98131-0288. Informamos ainda que, ao finalizar o preenchimento do questionário, eles devem enviar o comprovante de preenchimento, por meio do e-mail [email protected], até 6 de janeiro de 2025”, orientou Martha.