A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) deu início à aplicação das avaliações do Ciclo II do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) nesta segunda-feira (17), prosseguindo até dia 9 de agosto. Tratam-se de avaliações contínuas da aprendizagem para as turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental de 145 unidades escolares da rede municipal de ensino.(Leia mais abaixo)
De acordo com a secretária de Educação, Tânia Alberto, as avaliações estão disponibilizadas pelo Ministério da Educação (MEC) em uma plataforma digital de Avaliações Periódicas em três ciclos anuais.(Leia mais abaixo)
“A ferramenta visa apoiar professores e gestores na avaliação do processo de alfabetização e nas intervenções pedagógicas necessárias para garantir o direito à alfabetização. A plataforma é uma estratégia de apoio às redes de ensino para as avaliações a serem introduzidas na rotina das escolas e, principalmente, na dos professores”, explicou Tânia.(Leia mais abaixo)
O primeiro ciclo deste ano aconteceu entre 20 de março e 12 de abril, com o total de 7.542 alunos avaliados. Já o Ciclo III/2024 seguirá o seguinte cronograma: disponibilização dos cadernos de teste em 14 de outubro; e aplicação dos testes e lançamento de respostas entre 16 e 25 de outubro.(Leia mais abaixo)
Layla Constantino, articuladora municipal do CNCA, destacou que o que vem sendo avaliado é o desempenho adequado para cada etapa escolar, baseado nos níveis de aprendizagem.(Leia mais abaixo)
“O indicador de desempenho é extremamente importante, pois a partir dele, é possível observar se as crianças estão desenvolvendo as habilidades previstas para o ano letivo, em Língua Portuguesa, leitura e escrita, fluência de leitura e Matemática, especificamente para a etapa do desenvolvimento da alfabetização em que é esperado que estejam”, informou.(Leia mais abaixo)
Segundo ela, os resultados são entendidos à luz da Escala de Desenvolvimento da Aprendizagem, referência padrão CAED, que indica por meio da medida de proficiência, em qual padrão de desempenho os estudantes que participaram da avaliação se situam.(Leia mais abaixo)
“Dessa forma, é possível identificar quem está com defasagem, com aprendizado adequado ou caminhando para alcançá-lo, ou seja, com aprendizado intermediário. É essencial observar a distribuição de estudantes nos níveis de aprendizagem, pois ela indica se as expectativas de aprendizagem têm sido cumpridas no âmbito da escola ou da rede”, acrescentou.(Leia mais abaixo)