Inea resgata cuíca-de-três-listras em igreja de São Fidélis

Animal foi encontrado pelo padre na casa paroquiana da Igreja Nossa Senhora de Aparecida


  • 12/05/2025, 15h36, Foto: Divulgação.

Espécie ameaçada de extinção, uma cuíca-de-três-listras foi resgatada na última quarta-feira (7/5), por guarda-parques do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) dentro da Igreja Nossa Senhora de Aparecida, no município de São Fidélis, no Noroeste Fluminense.  O animal foi encontrado pelo pároco  Adriano Alves Botura em um cômodo da casa paroquiana da igreja. Ao se deparar com o bichinho, o padre acionou os guarda-parques que fizeram o resgate. (Leia mais abaixo)

Após exames médicos que atestaram que o animal estava em boas condições de saúde, o mesmo foi devolvido ao seu habitat, nas proximidades do Parque Estadual do Desengano, unidade de conservação administrada pelo Inea e localizada em São Fidélis.

A cuíca-de-três-listras é um pequeno marsupial terrestre encontrado em regiões da América do Sul, incluindo o Brasil, o Paraguai e a Argentina. Medindo cerca de 10 centímetros, eles pesam, aproximadamente, 25 gramas e levam esse nome por apresentarem três faixas negras na pelagem das costas.  Embora seja  um marsupial, a espécie não apresenta o marsúpio, tipo de bolsa onde a mãe guarda o filhotes. A cuíca-de-três-listras  alimenta-se de aranhas, insetos e frutas. (Leia mais abaixo)



fique bem informado