Oposição participa de sessão desta terça-feira na Câmara após seis semanas

Os 13 vereadores de oposição em Campos participam de sessão nesta terça-feira (29). Antes, simpatizantes da oposição fizeram protesto na frente da Câmara


  • 29/03/2022, 14h02, Foto: Campos 24 Horas.

Atualizada às 17h08 - Os 13 vereadores da oposição de Campos resolveram participar da sessão desta terça-feira (29) após seis semanas de falta em razão do impasse criado por conta da eleição da Mesa Diretora. Com isso, a Câmara vai ter quórum para votar o projeto que equipara o salário dos professores municipais ao piso nacional do magistério, reforma da Previdência e cessão de terreno para que a Associação de Pais de Pessoas Especiais (Apape) amplie seus serviços. Fontes da oposição ouvidas pelo Campos 24 Horas nesta manhã informam que a defesa dos 13 vereadores aposta suas fichas na decisão que deve ocorrer nos próximos dias no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) a respeito da eleição da Mesa Diretora ocorrida no dia 15 fevereiro e que foi, posteriormente, anulada por decisão do colegiado da Câmara (Mesa Diretora), após parecer da Procuradoria Legislativa, em razão do 'vicio na votação', visto que o vereador Nildo Cardoso (PP) não votou nominalmente. Na semana passada, o Sindicato dos Servidos Municipais-Siprosep (Aqui), a Apape e o Sindicato dos Profissionais da Educação (Sepe) se queixaram da não realização da sessão na Casa de Leis. O clima é de acirramento político entre as bancadas do governo e de oposição. Na última sexta-feira, o presidente da Casa, Fábio Ribeiro (PSD) e os membros da Mesa Diretora, Juninho Virgílio (Pros) e Leon Gomes (PDT) concederam entrevista ao Campos 24 Horas, durante a qual anunciaram a abertura de um processo de cassação dos 13 vereadores da oposição (Aqui), em decorrência de faltas, com justificativas não aceitas, nas últimas seis semanas. Um grupo de pessoas ligadas aos vereadores da oposição faz um ato na frente da Câmara nesta tarde.

Os vereadores de oposição entraram com um recurso judicial chamado de agravo de instrumento para dar continuidade à votação para a Presidência da Casa. Trata-se do segundo julgamento do assunto na Justiça. No primeiro, na semana passada, o juiz Leonardo Cajueiro, da 3ª Vara Cível de Campos, indeferiu (Aqui) pedido de liminar dos vereadores de oposição. (Leia mais abaixo)



fique bem informado