IMTT segue ampliando infraestrutura cicloviária na cidade

2021-2022: IMTT aumentou o número de ciclovias de 28,4km para 30,5km, já as ciclofaixas foram de 14,7km para 18,6km, ciclorotas de 1,8km para 1,9km, além de calçadas compartilhadas com 1,5km


  • 1º/12/2022, 14h48, Foto: Telmo Filho/SubCom.

Com a iniciativa de gerar maior segurança no tráfego de ciclistas pela cidade, a prefeitura de Campos, por meio do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) tem avançado na ampliação da infraestrutura cicloviária no município. Somente nos primeiros anos da atual gestão (2021-2022), o instituto aumentou o número de ciclovias de 28,4km para 30,5km, já as ciclofaixas foram de 14,7km para 18,6km, ciclorotas de 1,8km para 1,9km, além de calçadas compartilhadas com 1,5km.

No geral, em 2021, o órgão tinha 46,4km de infraestrutura cicloviária em todo o município, ampliando para 52,5km em 2022. A expectativa é que com a finalização das obras de asfaltamento das 103 ruas, a marca suba para 60km. (Leia mais abaixo)

Neste primeiro projeto, 14 ruas e avenidas irão contar com as ciclofaixas, sendo elas: Rua Arthur Nogueira, Cora de Alvarenga, Doutor Mattos, Barão de Miracema, Tomás Coelho, Gilberto Cardoso, 13 de maio e Avenidas São Fidélis, Alberto Torres, Presidente Vargas, XV de novembro, Nilo Peçanha, 7 de setembro e Nossa Senhora de Fátima.

O presidente do IMTT, Nelson Godá, ressalta a importância na ampliação das ciclofaixas e o compromisso com a segurança no trânsito, que recebe cerca de 50 mil ciclistas diariamente “Cada vez mais estamos vendo o crescimento da utilização da bicicleta pela população como meio de locomoção, seja para o trabalho, estudo ou até mesmo de lazer, e isso ,consequentemente, traz ótimos benefícios para a cidade como a redução de veículos, que geram engarrafamentos, qualidade pro meio ambiente com a redução de emissão de gases e também o estimulo na prática mais saudável que atinge todas as faixas etárias. Nosso compromisso é garantir qualidade, segurança e promover interconexão entre as áreas já existentes e futuras”, destacou.

PROJETOS FUTUROS Nesta última terça-feira (29) foi aprovado pela Caixa Econômica, um projeto em parceria com o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (CIDENF), que visa a requalificação e manutenção da ciclofaixa na Salo Brand e aquisição de paraciclos e bicicletários, que agora entrará em processo de licitação.

Além disso, um outro projeto em parceria com o CIDENF está em processo de elaboração e estudo, para a ampliação e conectividade dos municípios por meio do transporte cicloviário.



fique bem informado