
O Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), diante dos registros de reclamações feitos por usuários do transporte coletivo, determinou na segunda-feira (13), aos três consórcios que atuam no município, o respeito ao cumprimento dos horários de três linhas específicas, sendo duas na área urbana e uma na área rural, como Carvão e Lagoa de Cima. A medida, publicada no Diário Oficial de segunda, esclarece às empresas que elas estarão sujeitas a sanções legais em caso de não cumprimento da determinação. E resolve, ainda, que a grade dos horários deverá estar disponível aos passageiros, no interior dos ônibus.
Um dos consórcios é apontado por não estar cobrindo com regularidade a linha Centro x Santo Amaro, com saída do Terminal Urbano Luís Carlos Prestes, no Centro, a partir das 6h. De acordo com a concessão, a empresa é responsável por saídas do local de hora em hora, com a última delas ocorrendo às 23h.
O mesmo ocorre com o Consórcio Planície em relação à empresa que cobre linha Centro X Jardim Carioca, também nos horários que começam saindo do mesmo terminal às 6h e se estendem, de hora em hora, até as 23h.
A determinação vale também para o Consórcio União em relação à empresa responsável pela linha Centro X Carvão, com o destino à área rural. São treze horários de saída diariamente, com a primeira no Centro, às 5h30, e a última às 22h30. Já as saídas da localidade de Carvão em direção ao Centro, também em treze horários, começam às 6h e terminam às 23h20.
Segundo o presidente do IMTT, Renato Siqueira, as empresas que não atenderem à determinação em um primeiro momento, podem ser novamente advertidas.
— Caso persistam na irregularidade, elas poderão ser multadas. Somente em último caso é que poderão ser punidas podendo, conforme o índice de reincidência e os critérios contratuais, estarem em condições de perda da concessão. É uma questão complexa, que envolve o risco de deixar passageiros sem transporte, por isso temos que agir com cautela e responsabilidade. Se há registros de mal atendimento, vamos procurar corrigir, sempre com o diálogo, pois entendemos ser este o melhor caminho na resolução dos problemas — afirmou.
Fonte: Comunicação/PMCG