Igor Pereira propõe criação da Frente Parlamentar Agropecuária

Vereador quer que a Câmara ouça os pleitos das instituições do setor agropecuário e construa metas


  • 19/08/2020, 00h12, Foto: reprodução/Campos 24 Horas.

A agricultura e a pecuária deverão contar este ano com um movimento de defesa de suas reivindicações e interesses na Câmara Municipal de Campos, a partir da criação da Frente Parlamentar Agropecuária. A proposta do vereador Igor Pereira (SD) foi encaminhada ao presidente do Legislativo, Fred Machado (Cidadania) nesta terça-feira (18). De acordo com Igor, depois de coletados os pleitos do setor, a Frente deverá construir metas e lutar por parcerias no próximo ano. "A Câmara e as instituições do setor agropecuário exigirão do próximo governo que tenha um olhar de prioridade sobre o que vamos construir agora com esta contribuição. Minha origem é no interior e sei como é importante criar a FPA e contribuir de modo responsável com nossos produtores, além de pensar no desenvolvimento do nosso município”, disse o vereador.

Segundo os fundamentos da proposta de Igor Pereira, “a Frente poderá ser integrada por todo vereador que tenha ligações com o setor ou não, mas estabelece o dever moral de quem integrá-la, defender todas as questões e pleitos agropecuaristas independente do porte empresarial de cada um”.    (Leia mais abaixo)

Ainda segundo o documento encaminhado por Igor, “o objetivo da Frente Agropecuária é envolver da melhor maneira possível as instituições do setor, inclusive da agricultura familiar, assentados e outros produtores, de modo que possamos construir uma pauta para a retomada do incremento dessas atividades”.

Acrescenta ainda que “nesse momento de crise, o que mais se fala é na adoção de políticas para incremento das atividades agropecuárias. Contudo, sem organização certamente será muito difícil implementar alguma coisa”.  

Igor Pereira explicou ainda que o objetivo da Frente Parlamentar Agropecuária “é trabalhar no sentido de ouvir todas as instituições, coletar delas opiniões e abrir conexão direta com os produtores de modo que possamos construir uma pauta que deverá servir da bussola ao próximo governo municipal independente das convocações políticas de quem for eleito”.  

Ainda de acordo com a proposta de criação da Frente, “a Câmara estabelecerá o assunto como um tema estratégico de modo a que a próxima composição do Legislativo tenha a pauta da agropecuária com uma das prioridades desta casa de leis. E não se trata de um simples plano de governo, mas um desafio a ser seguido pelo governo municipal e por esta Câmara”.  

— A partir da construção desta Frente, não nos limitaremos aos discursos, mas lutaremos por questões práticas, inclusive motivando setor a ser organizar, buscando parcerias com o governo do Estado e com o governo federal. E seremos certamente um fórum permanente de discussão das questões do setor. Recentemente, produtores da região criaram um Fórum Agronorte com o objetivo de discutir as questões do setor. Infelizmente não prosperou. Esperamos conseguir o apoio de todos, pois não se trata de uma contribuição apenas do vereador Igor Pereira, mas sim do Poder Legislativo — explicou.   (Leia mais abaixo)

O vereador admite que esta é uma dívida do Legislativo a ser resgatada com o setor agropecuário do município.  

— Formatada a frente, vamos elaborar um projeto que norteará nosso trabalho e iniciará de imediato os entendimentos com as instituições do setor. Temos essa dívida com o setor. Chegou a hora de quitá-la, mas em conjunto com o próprio setor, sem sugestões oriundas de achismos ou de imposições de quem não trabalha com essa área. Por isso mesmo, um dos papéis da Frente será sempre acatar pleitos e sugestões que tenham alcance coletivo, isentos de questões de interesses pessoais ou de pequenos grupos.

“Esperamos, portanto, a adesão espontânea de quem tem interesse em trabalhar conosco nessa nova empreitada no intuito de criarmos uma agenda pela sustentabilidade no setor agropecuário do nosso município”, finalizou Igor.  

 



fique bem informado