Hospital Ferreira Machado recebe novo aparelho oftalmológico

Ele inclui um microscópio binocular em uma base que se move em um arco, uma fonte de luz ajustável e uma moldura para descansar a cabeça e mantê-la firme durante o exame




05/07/2022, 12h17, Foto: Júlio Tinoco.


O Hospital Ferreira Machado (HFM) recebeu nesta segunda-feira (4) uma lâmpada de fenda: aparelho combinado com um microscópio, capaz de exibir os olhos do paciente em 3D, por dentro e por fora. O equipamento é considerado por especialistas como um instrumento essencial para um exame oftalmológico completo. Ele inclui um microscópio binocular em uma base que se move em um arco, uma fonte de luz ajustável e uma moldura para descansar a cabeça e mantê-la firme durante o exame. (leia mais abaixo)


A médica oftalmologista, Tatiana Aquino, que trabalha no HFM há 20 anos, relata sua satisfação com a aquisição. “Com esse novo aparelho, vamos conseguir trabalhar com uma maior qualidade. Como o outro aparelho estava antigo, o trabalho era menos eficaz, e realizamos de 40 a 60 atendimentos de trauma por dia. Agora vamos conseguir enxergar melhor as estruturas mais internas dos olhos, atendendo com mais eficiência a todos os pacientes”, esclareceu. (leia mais abaixo)


O presidente da Fundação Municipal de Saúde e Superintendente do HFM, Arthur Borges, menciona que o aparelho irá trazer uma melhor assistência à população. “O nosso objetivo é continuar modernizando as nossas unidades com novos aparelhos para garantir um diagnóstico e tratamento mais preciso para os nossos pacientes”, disse.


O Superintendente de Gestão e Planejamento da Fundação Municipal de Saúde e Diretor Administrativo do HFM, Gilberto Nunes, informa que a lâmpada de fenda irá trazer mais agilidade e eficácia ao serviço oftalmológico do hospital. “Estamos renovando o nosso parque tecnológico que estava sucateado e estamos trabalhando para garantir aos nossos pacientes atendimento com os melhores produtos do mercado”, destacou. (leia mais abaixo)


LÂMPADA DE FENDA

Esse aparelho é utilizado para conhecer a saúde dos olhos e adquirir uma melhor percepção das estruturas internas e externas como, por exemplo, da córnea, íris, cristalino, do nervo óptico, assim como da retina central. Sendo possível detectar uma variedade de doenças como a catarata, lesão ou doença da córnea, glaucoma, dano à esclera e descolamento da retina. Além disso, na lâmpada de fenda é possível realizar pequenos procedimentos como retirada de corpo estranho, de ponto cirúrgico, entre outros.


Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /mnt/volume_sfo3_02/www/campos24horas/www/noticia/index.php on line 1339