Representantes do poder público municipal se reuniram nesta quinta-feira (24), na sede da prefeitura, para discussão do projeto de construção do novo Hemocentro (Leia mais abaixo)
Equipes técnicas da Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, da Hemorrede-RJ e representantes do poder público municipal se reuniram nesta quinta-feira (24), na sede da prefeitura, para discussão do projeto de construção do novo Hemocentro e Hospital de Hematologia de Campos. Em seguida, a equipe do Ministério da Saúde seguiu para o Hospital Ferreira Machado, onde visitou a área destinada à construção do novo Hemocentro, ao lado do HFM, e a estrutura atual do Centro de Hemoterapia, reconhecendo a necessidade de expansão.
- Fizemos a análise do projeto e aprovamos o mérito da proposta. A construção do novo Hemocentro é extremamente necessária - , afirmou o assessor da Coordenação de Sangue e Hemoderivados, Helder Teixeira.
Após a apresentação e discussão do projeto arquitetônico do novo Hemocentro, o arquiteto e responsável pela Gestão e Infraestrutura da Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Humberto Xavier, apresentou o Projeto Hemorrede Sustentável e falou sobre a preocupação com a economicidade, eficiência energética e acessibilidade de funcionários e usuários dos hemocentros.
O vice-prefeito e secretário de saúde, Doutor Chicão, reforçou a necessidade de ampliação do serviço de Hematologia. “Estamos avançando no tempo. O desenvolvimento e a grande expectativa de crescimento do município, em virtude dos empreendimentos portuários e de petróleo, trarão demandas cada vez maiores na área da saúde. A construção do novo Hemocentro, ao lado do HFM, que é referência regional no atendimento de trauma, é de vital importância”, afirmou Chicão, destacando o empenho da Prefeita Rosinha e dos deputados federais Anthony Garotinho e Paulo Feijó, que estão destinando, inicialmente, recursos remanescentes de emenda parlamentar da ordem de R$ 5 milhões.
O presidente da FMS, José Manuel, disse que a construção do novo Hemocentro será um avanço para o município. “A tendência é que o número de doações aumente. Funcionários, doadores e pacientes terão um espaço moderno, mais humanizado e confortável”, afirmou José Manuel, destacando que o Hemocentro tem um gasto de R$ 1.200.000,00 mensais com pessoal e insumos, que são pagos com recursos do município.