Hackers usam mapas falsos sobre coronavírus para roubar dados

Pesquisa da ReasonLabs revela que sites e aplicativos falsos podem instalar programas maliciosos para coletar informações pessoais


  • 13/03/2020, 17h03, Foto: Divulgação.

Os mapas interativos são uma das formas mais rápidas e fáceis de se atualizar, mas hackers encontraram uma forma de usar essas ferramentas para infectar o computador do usuário.

Segundo reportagem do site The Next Web, uma das estratégias usadas por cibercriminoso para infectar o computador é pedir para o usuário baixar um aplicativo. O site malicioso alega que esta é uma forma de “receber atualizações sobre o vírus". (Leia mais abaixo)

Sites confiáveis, como o da OMS, HealthMap ou o da John Hopkins University – confira outros sites para conseguir informações seguras sobre o status do vírus – funcionam totalmente dentro do navegador do usuário e não oferecem risco.

Os sites com vírus também podem exibir mapas com informações reais sobre o coronavírus, a diferença é que as URLs e os detalhes são diferentes das fontes originais. O método usa um software malicioso com o nome de AZORult, que funciona como um ladrão de dados e até de criptomoedas.

De acordo com pesquisa liberada pelo site Check Point Report e divulgada na semana passada, os domínios relacionados ao COVID-19 possuem 50% mais chance de transmitir softwares maliciosos em comparação com outros sites.

Desde dezembro do ano passado, quando os primeiros casos foram registrados na China, o número de domínios com o nome da doença subiu para 4 mil, e deste número 3% foram marcados como maliciosos e 5% como suspeitos.

Fonte: R7 (Leia mais abaixo)



fique bem informado