Governador entrega obra em SJB

Construída em parceria entre Prefeitura e Governo do Estado, Avenida Genecy Mendonça fica na entrada da cidade, ligando a SB-2 à BR-356




05/07/2024, 08h29, Foto: Divulgação.


“Eu virei o maior divulgador no mundo inteiro dessa cidade. No município de vocês está o maior empreendimento do Brasil hoje. Em muito pouco tempo nós veremos uma potência econômica que será essa cidade”. As palavras são do governador Cláudio Castro, que esteve em São João da Barra nesta quinta-feira, 04, para a inauguração da obras de urbanização da Avenida Genecy Mendonça, realizada em parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, na chegada da cidade. Ele estava acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Rodrigo Bacellar, da deputada estadual Carla Machado, ex-prefeita do município, secretários estaduais e municipais, vereadores e familiares do ex-prefeito Genecy Mendonça, o “Dodozinho”. A prefeita Carla Caputi foi representada pela sua chefe de Gabinete, Nayara Pereira, e pelo secretário de Comunicação, Rodrigo Florêncio. (Leia mais abaixo)


A Avenida Genecy Mendonça liga a SB-02 à BR-356, desviando o fluxo de veículos do Bairro de Fátima, na sede do município. A via de 1,3 km de extensão, com 22 metros de largura, conta com duas pistas, canteiro central com ciclovia, rede de drenagem com caixa de passagem e ralo, além de paisagismo, com o plantio de grama no canteiro ao lado da ciclovia e superposte no canteiro central com iluminação de LED. A Secretaria Municipal de Segurança Pública também colou câmeras de monitoramento na avenida. (Leia mais abaixo)


— Eu fico feliz em estar inaugurando uma obra dessa e, sinceramente, a maior parte não fui eu que fiz. Mas a gente conseguiu demonstrar o respeito pela região quando vem aqui e termina uma obra que era um sonho — destacou o governador Cláudio Castro, lembrando que a obra enquanto esteve paralisada atrapalhava a mobilidade da cidade, além de levar poeira para as casas dos moradores do entorno. (Leia mais abaixo)


Em março de 2022, então com prefeita de São João da Barra, a deputada estadual Carla Machado renovou a parceria com o Programa Somando Forças, do Governo do Estado, o que permitiu a conclusão da obra iniciada em 2014 e interrompida em 2016 no governo que a antecedeu. (Leia mais abaixo)


“Essa obra fica logo aqui na entradinha da cidade e ficou paralisada por muito tempo. Muita poeira, essa avenida impedida de passar. Desde que assumi o governo (municipal), em 2017, tentei resolver esse problema junto ao Governo do Estado. Hoje é dia de agradecer”, disse Carla. (Leia mais abaixo)


O secretário de Comunicação de São João da Barra, representando a prefeita, agradeceu ao governador Cláudio Castro e justificou a ausência da prefeita Carla Caputi. “A ausência dela não deve ser encarada como uma lamentação, muito pelo contrário. Hoje é um dia de felicitações. Ela não está aqui agora porque, neste momento, está embalando no seu colo novos sonhos, novos planos e o seu bebê, recente, que acabou de chegar”. (Leia mais abaixo)


O governador Cláudio Castro volta a São João da Barra nesta sexta-feira, 5. Ele fará uma visita técnica às obras da Ponte da Integração, anunciada como a última antes da inauguração. Castro ainda informou que, na oportunidade, vai realizar o lançamento das intervenções na RJ 194 e RJ 196, que dão acesso à Ponte pelos municípios de Campos e São Francisco de Itabapoana. (Leia mais abaixo)


Construção em andamento - Com a conclusão da obra feita em parceria com o Governo do Estado na Avenida Genecy Mendonça, a Prefeitura iniciou, com recursos próprios, a construção de uma praça em uma das rotatórias. Serão colocados pisos de intertravados, bancos e iluminação de LED. (Leia mais abaixo)


— Essa área tem sido muito utilizada para práticas esportivas, para atividades físicas. Aqui na rotatória, a gente está construindo uma praça porque esse tem sido um local de meditação, de reflexão. Além da mobilidade, a gente também está aí com essa área que traz bem-estar físico e espiritual para a nossa população — pontuou o secretário municipal de Obras e Serviços, Alexandre Rosa. (Leia mais abaixo)


Homenageado - Genecy Mendonça, o “Dodozinho”, nasceu no dia 20 de fevereiro de 1918, na localidade de Campo de Areia, no 5º distrito de São João da Barra, e morreu aos 96 anos, no dia 29 de junho de 2014. De família humilde – com 11 irmãos –, começou a trabalhar como produtor rural e caminhoneiro, ofício que o levou a conhecer vários estados. Iniciou na política como vice-prefeito de 1971 a 1972. Foi prefeito por dois mandatos: de 77 a 82 e de 89 a 92. E continuou na política como vice-prefeito, de 1997 a 2000 e de 2005 a 2012.