Frederico a caminho de virar prefeito: as pressões do jogo político, as demandas dos campistas e a relação com Wladimir

Campos 24H mostra tudo que envolve a provável gestão Frederico e as disputas de poder na Prefeitura


  • Atualização em 09/03/2026, 00h12, Foto: Campos 24 Horas/arquivo.

Postado por Fabiano Venancio - Frederico Paes (MDB) pode ser empossado como prefeito de Campos, no início de abril, pelos próximos dois anos e nove meses e passar a gerir um orçamento de R$ 2,8 bilhões/ano, visto que o atual prefeito Wladimir Garotinho (PP) já tem feito aparições em encontros e solenidades com declarações em tom emotivo e de despedida, devendo mesmo renunciar ao cargo para disputar um mandato de deputado federal nas eleições de outubro. O Campos 24 Horas ouviu fontes categorizadas da área política a respeito de toda pressão que espera o atual vice-prefeito nos campos administrativo e político, como na composição do secretariado e nas indicações políticas e técnicas para diversos cargos da Prefeitura. O que o novo gestor fará para manter as finanças municipais equilibradas (Wladimir conseguiu colocá-las em dia após o governo Diniz) e preparar um novo ciclo de desenvolvimento? Como ele reagirá à demandas populares listadas pelo Campos 24 Horas e do funcionalismo, além da relação com os vereadores para garantir governabilidade? A matéria também mostra um resumo da trajetória de Frederico, um empresário e dirigente de instituições importantes, que pode passar a governar o município considerado polo do Norte do estado do Rio. E um detalhe curioso sobre a vida particular de Frederico levantado pela reportagem. Ele tem vínculos antigos com a política, através de sua família; o pai foi vereador e a mãe Secretária de Educação. E, por final, como será, a partir de abril, sua relação com Wladimir, que apostou em seu nome para ser vice-prefeito em 2020.

No complexo campo político, Frederico terá que conciliar muitos interesses. Um deles é acomodar alguns nomes no governo para cumprir compromissos políticos. "Ele e Wladimir tiveram muitas conversas nas últimas semanas. Há uma relação de lealdade política e confiança mútua entre eles. Quem aposta em mudanças radicais no governo, pode dar com burros n'água. Mas, estaria no radar de Frederico uma reforma administrativa, que só deverá ser feita em janeiro de 2027", informa uma fonte do site, que acrescenta: "Antes das eleições, ele ainda terá de acomodar interesses de algumas candidaturas, que dependerão diretamente das suas decisões à frente da máquina pública". (Leia mais abaixo)

Por outro lado, vários segmentos do município, que agregam diferentes atores e interesses, apostam que o atual vice-prefeito pode se firmar como gestor público, liderança política e tem tudo para fazer a conexão do setor público com o setor produtivo, além de ter em sua agenda prioritária políticas públicas voltadas ao transporte, saúde, atração de investimentos e funcionalismo.

LIGAÇÃO COM A SAÚDE - Frederico já mantém familiaridade com a máquina administrativa municipal por se tratar de um vice-prefeito que tem participado ativamente de ações no governo, especialmente na área da Saúde. Ainda na Saúde, fora da prefeitura, o vice-prefeito acumula também experiência como gestor do Hospital dos Plantadores de Cana. Na iniciativa privada, como presidente (hoje licenciado) da Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro (Coagro). 

Um conjunto de entregas terá relevo no mandato de dois anos e nove meses do vice-prefeito. Entre as maiores demandas da população, listamos: os problemas da mobilidade urbana, incluindo a irregularidade nos horários e mais ônibus nas linhas, assim como a conclusão dos terminais de integração do transporte público; avançar num tratamento mais humanizado na Saúde.

O vice-prefeito terá a oportunidade de gerir um orçamento de R$ 2,8 bilhões, realizar entregas importantes e cumprir compromissos de campanha ainda não concluídos. Se alcançar êxito nestes e outros desafios, como a continuidade do programa de obras de infraestrutura, já contará com suficiente cacife para a próxima eleição de prefeito que ocorrerá em 2028.

OBRAS PARADAS, ARTICULAÇÃO E ARRECADAÇÃO - Frederico Paes vai precisar também se valer de seu espírito conciliador e capacidade de diálogo para reforçar as pontes com o governo estadual visando a retomada de algumas obras interrompidas, como a do Bairro Legal, na Vila Manhães, entre outras, assim como abrir portas de Ministérios e outros gabinetes em Brasília na busca de recursos. (Leia mais abaixo)

Superar os limites da queda de arrecadação municipal será um dos grandes desafios do vice-prefeito e futuro prefeito em exercício, conquanto haja um cenário que aponta para a perspectiva de alta nos repasses mensais e participação especial dos royalties do petróleo em razão da guerra no Oriente Médio.

Inclusive, nesta segunda-feira (/09/03) o barril do petróleo saltou para 120 dólares no mercado global diante do agravamento do conflito e as dificuldades de tráfego naval com o fechamento do Estreito de Ormuz, por onde é transportada boa parte da produção naquela região. 

Logo no início do seu provável governo, Frederico passará por um grande teste: sentar à mesa com dirigentes do Siprosep para negociar vários ítens da pauta de reivindicações do funcionalismo público municipal, sobretudo um reajuste salarial.

RELAÇÃO COM OS VEREADORES  - No plano da política local, com bom trânsito na Câmara Municipal, Frederico deve transitar em céu de brigadeiro, pelo menos nos primeiros meses. No Legislativo, o governo conta com 19 dos 25 vereadores. Ainda assim, é comum ao gestor administrar eventuais indisposições e harmonizar interesses para manter a coesão e unidade da base de apoio, assim como sustentar a governabilidade.

No comando da máquina administrativa, Frederico adquire maior visibilidade e passa a ser avaliado diretamente pela população com chances de aumentar seu capital político e se firmar como liderança no contato direto com os munícipes (Leia mais abaixo)

PERFIL DE FREDERICO - A trajetória Frederico Paes, 56 anos, casado com Carla Paes e pai de três filhos Frederico Junior, Pedro Henrique e Francine, engenheiro agrônomo e produtor rural, se confunde com a Coagro, quando liderou um movimento de criação da cooperativa com um pequeno grupo de fornecedores de cana. Hoje, já são milhares de cooperados.

O vice-prefeito atuou também como presidente do Hospital dos Plantadores de Cana, onde modernizou a instituição hospitalar e ampliou seu leque de atendimento em várias especialidades.

Foi também presidente do Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Estabelecimentos de Serviço de Saúde da Região Norte Fluminense (Sindhnorte) e integrante da diretoria da Associação Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucan).

Embora com marcante atuação no setor privado e filantrópico, Frederico Paes tem vínculos com a política, através de sua família. Seu pai, Francisco Paes, mais conhecido como Chico Paes, foi vereador, enquanto sua mãe é irmã da ex-primeira-dama Zaíra Paes Barbosa, esposa do ex-prefeito José Carlos Vieira Barbosa, o Zezé Barbosa, e foi secretária de Educação no governo Zezé.

Além de ser integrante do grupo político liderado por Wladimir, Frederico tem ligação política com a família Reis, de Duque de Caxias. (Leia mais abaixo)

A IMPORTÂNCIA DE WLADIMIR EM BRASÍLIA - Com maior experiência adquirida no Parlamento federal, Wladimir acumula também maiores chances de trazer mais recursos para Campos, caso consiga de eleger deputado federal. Ele é visto como alguém com força política para se movimentar com desenvoltura e capacidade de transitar em diferentes gabinetes da capital federal.

“Está faltando representação de Campos em Brasília. Alguém que bata na mesa e tire da gaveta nossas demandas que estão lá paradas, como a questão do aeroporto, do projeto que fiz de mudança da classificação climática, das obras da Ceascam, que tem emenda aprovada e não saiu ainda do papel, enfim. Se for para servir melhor à minha cidade, eu irei para a disputa”, declarou Wladimir em recente solenidade.

 



fique bem informado