Com a presença de prefeitos de cinco municípios e dirigentes de entidades da região, foi aberto, na manhã desta quinta-feira (28), na Câmara Municipal de Campos, o Fórum Regional do Turismo Fluminense – Região Costa Doce. As autoridades foram recepcionadas pelo prefeito Wladimir Garotinho acompanhado pela primeira-dama Tassiana Oliveira; pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Felipe Knust, e pelo presidente da Câmara, Fábio Ribeiro. Para a abertura, houve apresentação da ONG Orquestrando a Vida e das cantoras campistas Luciana Ribeiro, Livinha Correia e Laura Pessanha, que participaram do programa The Voice Brasil.
Entre os temas abordados durante as palestras, painéis e mesas, estão ainda “Perspectivas e oportunidades para o Turismo Fluminense”; “Segurança Turística”; “Eventos e gastronomia: forças motrizes para impulsionar o turismo no interior do estado”; “Turismo Rural: desafios e oportunidades”; “Turismo Rural: desafios e oportunidades”; “A riqueza cultural da Costa Doce como diferencial para o turismo”; “O papel das OTAs no desenvolvimento de produtos e destinos turísticos – o caso HURB”; “Natureza e turismo na Região Costa Doce: experiências de sucesso” e “Impactos do turismo na economia local”. (Leia mais abaixo)
O evento vai durar todo o dia com painéis e debates sobre medidas das para fomentar o turismo de forma integrada entre os municípios da Costa Doce. A outra parte da programação acontece na Praça do Liceu.
Wladimir classificou como salutar a união de esforços entre as Prefeituras e o Governo do Estado para desenvolver o turismo de forma integrada. Ele agradeceu nominalmente a presença das autoridades do Estado e dos municípios Cardoso Moreira, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana e São Fidélis que, além, de Campos, compõem a Região da Costa Doce.
“É com prazer que recebemos todas as autoridades aqui e quero dizer ao secretário, Sávio Neves, e ao presidente da Amaerj que Campos está preparada para receber investimentos em projetos capazes de gerar desenvolvimento por meio do turismo. Estamos prontos para receber e analisar Plano de Negócios e prestar apoio a empreendimentos turísticos, como a cessão de áreas. Agradeço ao governador Cláudio Castro por proporcionar a realização desse evento em Campos e tenho certeza que o trade turístico do Estado vão passar a olhar nossa região com outros olhos”, declarou convicto o prefeito Wladimir Garotinho.
Por sua vez, Patrícia Cordeiro ressaltou a “iniciativa do Governo do Estado que entendeu que uma andorinha só não faz verão, e, por isso, dividiu o Estado no plano turístico em 12 macrorregiões para que os municípios possam unir esforços e desenvolver o turismo como vetor de desenvolvimento da economia. Convidamos o prefeito André Português (de Miguel Pereira), que na condição de presidente da Amaerj, está revolucionando a forma de destravar o turismo no Brasil. Quando a gente escolhe o local para fazer turismo, a gente escolhe também como queremos ser recebidos. Por isso, estamos nos preparando para que possamos acolher bem os turistas, na infraestrutura e no acolhimento”, destacou Patrícia Cordeiro.