A deputada federal Flordelis (PSD) foi internada no Hospital Niterói D'Or, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, no início da noite desta terça-feira (23).
Segundo o advogado de Flordelis, Anderson Rollemberg, a deputada faz uso de medicamentos controlados e nesta terça teve uma queda de pressão. (Leia mais abaixo)
O advogado disse ainda que Flordelis foi levada ao hospital por amigos. Ainda não há informações sobre seu estado de saúde.
Afastada do mandato A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro afastou, por unanimidade, Flordelis dos Santos de Souza (PSD) de seu mandato como deputada federal.
O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados também instaurou nesta terça-feira (23) o processo disciplinar que pode levar à cassação da deputada Flordelis (PSD-RJ).
O julgamento no TJ nesta terça-feira analisou se ela poderia continuar em seu cargo enquanto espera o julgamento do processo no qual é acusada de ser a mandante da morte do marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019.
Câmara dos Deputados analisa decisão A decisão do TJ-RJ vale por um ano ou até o término da instrução criminal do caso Anderson do Carmo e, tal qual no caso do deputado Daniel Silveira, deverá ser encaminhada em até 24 horas para a Câmara dos Deputados para que o pleno decida se mantém ou não o afastamento determinado pelos desembargadores, conforme prevê a Constituição. Além da decisão da Câmara, ainda cabe recurso junto ao próprio TJ-RJ. (Leia mais abaixo)
Processo no Conselho de Ética Após a instauração do processo no Conselho de Ética, foi feito o sorteio de uma lista tríplice entre os integrantes do colegiado para definir um relator para o caso. Foram sorteados: Alexandre Leite (DEM-SP) Fábio Schiochet (PSL-SC) Gilson Marques (Novo-SC) Agora, caberá ao presidente do Conselho de Ética, Juscelino Filho (DEM-MA), escolher um nome a partir dessa lista para ser o relator.
Tornozeleira Em setembro passado, a juíza Nearis Arce dos Santos, da 3ª Vara Criminal de Niterói, preferiu não afastar Flordelis do cargo, porque, segundo ela, os crimes não têm relação direta com a função parlamentar.
Por isso, os promotores recorreram. Mas, desde então, Flordelis precisa cumprir outras medidas restritivas : Usa tornozeleira eletrônica. É obrigada a ficar na casa da família em Pendotiba ou no apartamento funcional em Brasília, entre 11 da noite e 6 da manhã.
O pastor Anderson do Carmo foi executado na madrugada de 16 de junho de 2019, na garagem de casa.
As investigações mostraram que ele controlava toda a parte financeira e ainda as carreiras política, religiosa e artística da deputada, o que causava revolta em muitos integrantes da família. (Leia mais abaixo)
Flordelis só não foi presa porque tem imunidade parlamentar. Os outros 10 réus estão na cadeia, entre eles sete filhos e uma neta da deputada.
Fonte: G1