A Polícia Militar prendeu dois motociclistas por manobras perigosas e irregularidades com o veículo nesta segunda-feira (21), em pontos distintos do Parque Corrientes, em Campos. (Leia mais abaixo)
A primeira ação ocorreu na rua Arthur Nogueira, quando em patrulhamento de rotina, os militares abordaram um homem pilotando uma motocicleta Honda 150 Fan Esdi de cor vermelha. A moto chamava atenção por estar sem placa de identificação, com escapamento do tipo “Torbal” — conhecido pelo ruído excessivo — e com evidentes alterações em suas características originais. Além disso, o condutor não utilizava capacete e não portava os documentos obrigatórios, como a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).
Após consulta ao sistema, foi constatado que o veículo possuía restrição por roubo. Ao ser questionado, o condutor afirmou não ter qualquer documento pessoal ou do veículo e, em um ato de desrespeito às normas de trânsito, ainda declarou que “gostava de dar grau” — expressão popular para empinar motocicletas. (Leia mais abaixo)
Diante dos fatos, o homem foi preso em flagrante por receptação (Artigo 180), adulteração de sinal identificador de veículo automotor (Artigo 311) e perturbação do sossego alheio (Artigo 42 da Lei das Contravenções Penais). A motocicleta foi levada para a 134ª DP/Centro, junto ao acusado.
Horas depois, outra ocorrência exigiu atenção da polícia na Avenida São Fidélis nas proximidades do local onde recentemente faleceu um policial militar. Um motociclista foi flagrado realizando manobras conhecidas como “grau” em via pública, colocando em risco a segurança de pedestres e demais condutores. (Leia mais abaixo)
Após acompanhamento tático e abordagem segura, o condutor foi identificado como habilitado, portando sua CNH e sem portar qualquer material ilícito. No entanto, sua conduta configurou crime previsto no Artigo 308 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e também no Artigo 42 da Lei das Contravenções Penais (LCP), devido ao ruído excessivo da motocicleta.
Ambos os indivíduos foram conduzidos à 134ª Delegacia de Polícia, onde foram tomadas as medidas cabíveis. As ocorrências ressaltam a atuação firme da Polícia Militar no combate às infrações de trânsito e na preservação da segurança da população, especialmente diante de condutas que colocam em risco a vida de terceiros. (Leia mais abaixo)