Buscar:

Envie textos e fotos: WhatsApp (22) 9 9709-9308

Envie WhatsApp para (22) 9 9709-9308

Estudantes da rede municipal participam do Concerto de Natal da Educação

O evento, que aconteceu no Trianon, foi realizado pela coordenação de Artes da secretaria de Educação, em parceria com a ONG Orquestrando a Vida

06/12/2018 08h36 Foto: Antônio Cruz

Compartilhe

A magia do natal traduzida em música. Assim foi o Concerto de Natal da Educação, com o musical “Sinfonia do Coração”, que aconteceu nesta quarta-feira (5) no Teatro Municipal Trianon. O evento foi realizado pela coordenação de Artes da secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), em parceria com a ONG Orquestrando a Vida. O musical contou com apresentação de orquestras, coral de estudantes, performances teatrais e de balé. Ao todo, cerca de 700 crianças, de 14 escolas da rede municipal participaram.


Maria Luiza de Souza, 9 anos, estudante da escola municipal Dr. Alcindor Bessa, ficou impressionada com tudo. Foi a primeira vez que a pequena foi a um teatro e viu uma orquestra. “Eu achava que aqui era do tamanho da minha escola, não sabia que era tão grande. Gostei daquela água lá na frente (chafariz). Eu gosto muito de música e queria tocar violino assim que nem elas. Acho tão lindo e chique”, afirmou, apontando para as crianças da orquestra. Ao ser informada que a ONG abre vagas para estudantes da rede municipal a estudante se animou, mas ficou preocupada “Tem que dar dinheiro?”, diante da negativa correu pra anotar o nome do lugar onde faria o pai levá-la.

O espetáculo intercalou músicas eruditas, populares, natalinas e até folclóricas, essas últimas com as orquestras infantis da ONG, que atuam com crianças de 5 a 7 anos, justamente a faixa etária de boa parte da plateia. Tal identificação fez com que gritos, aplausos e um enorme coro se formasse para cantar canções como “Pirulito que Bate Bate” e “Marcha Soldado”.

- Uma das missões da Educação é ampliar fronteiras, abrir novos horizontes para os nossos alunos. Hoje foi um dia marcante neste sentido. O mundo para eles se tornou um lugar maior, cheio de novas experiências, emoções e diversos tipos de aprendizado - ressalta Brand Arenari, secretário municipal de Educação.

Os clássicos de natal ganharam uma produção grandiosa, composta pela orquestra Davi Machado completa, cantores profissionais e o coral de 100 estudantes da escola municipal Custódio Siqueira. Tainara Santos, 8 anos, foi uma das pequenas cantoras no palco. Para ela, cantar para uma plateia tão grande não assusta. “Já é minha segunda vez aqui. A primeira foi no ‘Circo’. Eu acho muito divertido, me sinto uma cantora de verdade”, confessa, se referindo ao musical “O Grande Circo Clássico”, que aconteceu em setembro, também para os estudantes  de rede municipal, em outra parceria entre a Smece e a Ong.

Para Sara Pereira, coordenadora de Artes da Smece, a reação dos estudantes ao espetáculo é o que motiva a  realização de eventos como este. “Hoje aqui lançamos a proposta de uma reflexão sobre o natal, uma oportunidade de repensar a vida. As linguagens artísticas nos proporcionam esses momentos. É um espetáculo pedagógico onde nossos alunos são atores e plateia. Estamos oportunizando a inserção do estudante processo cultural. Esta iniciativa amplia o repertório deles, garante o acesso à arte e aos equipamentos culturais do município, neste sentido, nada mais imponente que o Trianon”, frisa a professora que divide a coordenação com Rosami Reis.

Este foi o segundo espetáculo realizado só para estudantes da rede municipal no Trianon este ano. Além de dar aos estudantes a oportunidade de ir ao teatro para assistir a espetáculos, a coordenação de Artes da Smece também criou o projeto Musica na Escola (Leia AQUI), que leva as orquestras às unidades de ensino.

O evento contou ainda com a parceria da academia de dança Simone Matheus e da companhia de teatro Cia Letras e Movimento.

Compartilhe

Leia matéria completa

Anuncie Conosco

(22) 9 9709-9308

E-mail:

VerboTec Desenvolvimento e Tecnologia.