Escritor de Campos ganha prêmio nacional

O escritor Ronaldo Junior teve seu livro de poemas premiado pela Secretaria Especial da Cultura, do Governo Federal


  • 29/12/2019, 09h07, Foto: Divulgação.

A Secretaria Especial da Cultura, do Ministério da Cidadania, publicou na edição do Diário Oficial da União da última sexta (27) o resultado do Prêmio de Incentivo à Publicação Literária que comemora os 200 anos de Independência do Brasil, celebrados em 2022 (Edital de Seleção Pública Nº 02, SEC/SECULT/MC, de 7 de outubro de 2019).

Entre os classificados, está o escritor Ronaldo Henrique Barbosa Junior, que recebeu nota máxima na avaliação dos jurados com o livro de poemas “Ideário Poético da Independência”, composto por 33 textos que abordam criticamente a Independência do Brasil tendo por base traços formadores da identidade brasileira. (Leia mais abaixo)

Segundo o autor, a obra está dividida em três partes: 1) “Resquícios”, primeiro capítulo, trata de questões relativas ao período em que foi proclamada a Independência, como a escravidão, o Poder Moderador e as histórias e pinturas por trás do famoso Grito do Ipiranga; 2) “Reverberações”, segundo capítulo, aborda a identidade nacional com os olhos voltados para os dias atuais, trazendo temas como fake news, o incêndio que assolou o Museu Histórico Nacional em 2018 e até o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, ocorrido em 2016; e 3) o apêndice “Constituição Poética da Independência Nacional”, composto por poemas escritos como artigos de uma lei, tendo por base os 17 artigos da Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão (França, 1789) e suas referências presentes na Constituição Brasileira de 1824, outorgada por D. Pedro I.

O prêmio, que está em sua segunda edição, classificou 20 obras entre as 132 inscritas. Os critérios utilizados pelos 12 jurados foram: criatividade e originalidade; qualidade literária; clareza e objetividade; e contribuição à cultura nacional. Ronaldo alcançou nota máxima em todos, totalizando 48 pontos, também por ter apresentado carta de interesse de uma editora no ato da inscrição. (Leia mais abaixo)

Ronaldo Junior tem 23 anos, é carioca, reside em Campos desde 2005, é formado em Direito pelo UNIFLU, estuda Letras no IFF Campos Centro e é membro da Academia Campista de Letras, da Academia Pedralva Letras e Artes e da Academia de Letras do Brasil (seção Campos). Para conhecer alguns dos seus trabalhos, basta acessar: https://www.instagram.com/ronaldojuniorescritor



fique bem informado