
Ansiedade e curiosidade dominaram os alunos durante as primeiras aulas da Escola de Prática Artística (Epa!). O projeto, uma iniciativa do departamento de Animação Cultural da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), é voltado para estudantes da rede municipal de ensino e funciona como um pré-técnico em artes, com o ensino de prática e teoria de cada vertente artística.
Segundo Manuela Félix, diretora de Animação Cultural da Smece, a ideia é ampliar e criar cursos técnicos de artes para os alunos da rede. “Este projeto é um avanço na formação técnica artística dos nossos alunos, que terão a oportunidade de revelar e lapidar os talentos que possuem. As aulas darão a eles ferramentas para desenvolverem suas vocações e, quem sabe, até seguirem profissionalmente na área”, acredita.
Ao todo, mais de 100 estudantes estão participando das aulas no Teatro de Bolso Procópio Ferreira e o projeto já tem lista de espera. “Ainda estamos com matrículas abertas, mas só para as turmas da tarde. Para aqueles que só podem pela manhã estamos formando um cadastro de reserva e, em caso de três faltas consecutivas não justificadas, a vaga será disponibilizada”, explica a professora e coordenadora do projeto Luana Dias.
A Epa! terá três anos de duração e será dividida nos módulos: teatro, dança, música e artes visuais. Todos os alunos farão todas as modalidades, com maior número de horas dedicadas à vertente escolhida.
Maria Vitória Nascimento, aluna do quarto ano da escola municipal Custódio Generoso, sonha em ser dançarina e viu no Epa! uma oportunidade para conquistar o objetivo. “Adoro dançar e gosto muito de teatro também. Sempre quis fazer aula. Estou gostando muito”, confessa.
As aulas mal iniciaram e os pequenos artistas já tem apresentação programada: nos dias 28 e 29 de novembro será encenada a peça “Portinari: pés, alma e sentimento”, da animadora cultural da rede e professora da Escola de Prática Artística, Neide Brasil.
O projeto funciona em parceria com a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL).
Fonte: Comunicação PMCG