Enel realiza operação 'Energia Legal' em Macaé

fiscalizações para combater o furto de energia




15/09/2020, 14h41, Foto: Divulgação.

A Enel Distribuição Rio realiza esta semana a operação Energia Legal, em Macaé. De hoje a sexta (18/09), a companhia realizará, em conjunto com a Polícia Civil, fiscalizações para combater o furto de energia, também conhecido como “gato”, nas localidades de Ajuda de Baixo, Jardim Franco, São José do Barreto, Engenho da Praia, Jardim Carioca I e II, Jardim Esperança e Parque Aeroporto. No total, serão cerca de 60 colaboradores da empresa realizando inspeções em comércios e residências da região. Até hoje, nas quatro edições do projeto Energia Legal realizadas pela Enel Distribuição Rio, a distribuidora identificou furto de energia em 2.120 clientes, sendo 1.800 residências e 320 comércios de quatro cidades da área de concessão da empresa. (leia mais abaixo)


Além de ser crime, com pena prevista de um a quatro anos de reclusão, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica. As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia. 


Durante a operação, os moradores de Macaé também terão acesso a diversas ações da Enel, por meio de uma unidade móvel de atendimento, que percorrerá alguns pontos dos bairros ao longo da semana. Nesta unidade, os clientes poderão solicitar vários serviços, como segunda via de conta e troca de titularidade, bem como parcelamentos de dívidas.


Todas as ações do Energia Legal serão realizadas respeitando as medidas de higiene e de distanciamento, diante do cenário de pandemia da Covid-19. A companhia fornecerá orientações para o combate ao Coronavírus e distribuirá para moradores do local cerca de 250 máscaras artesanais, que foram confeccionadas por grupos produtivos de São Gonçalo e Niterói, por meio do projeto Enel Compartilha Empreendedorismo, uma das iniciativas desenvolvidas pela companhia para promover a geração de renda em comunidades. As máscaras podem diminuir a disseminação do novo Coronavírus por pessoas assintomáticas ou pré-sintomáticas. Elas acompanharão um tutorial sobre o uso correto da máscara, com dicas de higiene e prevenção recomendadas pela Organização Mundial da Saúde, e virão em uma bolsa feita com tecidos recicláveis da Enel.


Ao longo da ação, a Enel também disponibilizará dicas de segurança e de consumo consciente de energia. Além disso, a distribuidora oferecerá informações e atendimento para o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (Baixa Renda), programa do Governo Federal que oferece descontos na conta de energia de até 65% em relação à tarifa residencial normal. O cliente também poderá efetuar o cadastro para ser contemplado com troca de geladeiras e efetuar a troca de lâmpadas incandescentes e/ou fluorescentes por até duas lâmpadas de LED.


Parcelamento de dívidas


A Enel lançou recentemente uma campanha online com condições especiais para o cliente negociar sua dívida com a companhia. Até o final de setembro, os clientes poderão parcelar as contas em atraso em até 10 vezes (Entrada + 9 parcelas) na própria fatura, sem cobrança de juros de financiamento. O parcelamento poderá ser realizado por meio do Aplicativo Enel Rio, que pode ser baixado gratuitamente, ou pelo Portal de Negociação, no site da empresa, no link https://www.enel.com.br/pt/login.html. No local da ação, os clientes também poderão solicitar parcelamento de dívidas. 


Combate ao furto de energia


Os clientes que quiserem denunciar o furto de energia podem fazê-lo pela internet: https://www.enel.com.br/, pelo aplicativo Enel Rio ou pelo 0800 280 0120. Não é necessário se identificar.


Sobre a Enel Distribuição Rio 


A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 2,9 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.


Fonte: Ascom