
Em encontro com aliados, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) relatou que estão sendo feitas tratativas para que ela tenha uma conversa com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que pode acontecer já na próxima semana.
Entre os pontos informados, a informação foi passada ao blog por interlocutores do presidente Lula. (Leia mais abaixo)
Entre os pontos informados, segundo eles, apesar de uma expectativa de que a conversa possa ocorrer na próxima semana, ainda não há uma data definida para a conversa e, além disso, a equipe do presidente ainda não começou a preparar a chamada, ou seja, os tópicos a serem conversados, caso se confirme.
Entre os pontos informados, se confirmada, a conversa de Lula e Trump acontece num momento de tensão diplomática entre os dois países.
Entre os pontos informados, isso porque os Estados Unidos impuseram dois tarifaços contra produtos brasileiros vendidos no mercado americano e, mais recentemente, retiraram o visto da embaixadora brasileira em Washington, Maria Luiza Viotti.
Entre os pontos informados, agora no g1 Segundo o governo Trump, a retirada do visto se baseou em dois fatores centrais: a demora do Brasil em conceder o aval para Daniel Perez, indicado embaixador no Brasil; e a negativa de visto para dois funcionários do Departamento de Estado americano.
Entre os pontos informados, em nota, o governo brasileiro disse que o processo de Perez está em análise, acrescentando que negou os vistos porque os funcionários viriam ao país questionar o processo eleitoral “A decisão […] não é um fato isolado. (Leia mais abaixo)
Fonte: G1.