Eleições: Prefeitos de Campos, SJB, SFI, Cardoso, São Fidélis e Quissamã apoiam 15 candidatos a deputado

Levantamento do Campos 24 Horas mostra que há cidades em que os prefeitos optaram por apoiar até quatro candidatos a deputado estadual e federal


  • 23/09/2026, 10h57, Fotomontagem: Campos 24 Horas.

Postado por Fabiano Venancio - Os prefeitos de Campos, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana, Cardoso Moreira, São Fidélis e Quissamã já tem definidos seus candidatos a deputado federal e estadual que apoiam nas eleições deste ano. Levantamento do Campos 24 Horas mostra todos os nomes que deverão receber votações expressivas nestes municípios por conta dos apoios dos prefeitos Frederico Paes, Yara Cinthia, Carla Caputi, Geane Vincler, José Wilian e Marcelo Batista. Vale ressaltar que, em São Francisco, a prefeita dividiu seu apoio entre quatro candidaturas. Situação semelhante ocorre em São João da Barra, onde lideranças políticas ligadas ao governo dividiram seus apoios entre três candidatos a deputado federal. Confira:

CAMPOS - O prefeito Frederico Paes (MDB) tem como único candidato a deputado federal o ex-prefeito Wladimir Garotinho (PL). Para deputado estadual, uma parte do governo apoia a reeleição de Bruno Dauaire (União Brasil). Uma outra corrente está com Thiago Virgílio (Republicanos), candidato que tem também apoio do casal de ex-governadores Anthony Garotinho (Republicanos) e Rosinha Garotinho (Republicanos).

(Leia mais abaixo)

As estimativas apontam para a eleição de três ou quatro deputados estaduais com domicílio e base eleitoral em Campos. Outros candidatos com potencial para triunfar nas urnas são Marquinho do Transporte (DC) e Maicon Cruz (PV), dois vereadores que tem apoio de alguns colegas na Câmara Municipal.

SJB - Em São João da Barra, não poderia ser outra que não a deputada estadual Carla Machado (PSD) a receber o apoio da atual prefeita Carla Caputi (União Brasil), como candidata à Alerj. Carla, que foi prefeita com Caputi como sua vice, encaminha sua reeleição para um segundo mandato. Para a Câmara Federal, a prefeita sanjoanense optou por Hugo Leal (SD), que busca o seu sexto mandato em Brasília. Na base de apoio da prefeita na Câmara, entretanto, há vereadores que apoiam a reeleição do itaperunense Murillo Gouvea (PSDB), outros estão com o deputado Áureo Ribeiro (SD), que tenta também se reeleger, e ainda Juninho do Pneu (PSDB), com o mesmo objetivo em renovar o mandato federal.

SFI -  Em São Francisco de Itabapoana, a prefeita Yara Cintia (SD) apoia também Áureo Ribeiro (SD), presidente nacional do Solidariedade e candidato a deputado federal, mas fracionou seu apoio a Carla Machado (PSD), Bruno Dauaire (União) e Felipe Pampolha (PP) para deputado estadual. A estratégia de Yara pode levar São Francisco a ter forte representação na Alerj, caso os candidatos apoiados por ela sejam eleitos. 

CARDOSO - A Prefeita Geane Vincler (União), de Cardoso Moreira, apoia Áureo Ribeiro para federal, enquanto Bruno Dauaire (União) é seu candidato a deputado estadual. Geane é uma prefeita com grande aprovação no município e seu apoio, certamente, levará esses candidatos a obterem votação expressiva no dia 4 de outubro.

SÃO FIDÉLIS - O prefeito de São Fidélis, José William Ribeiro de Oliveira (PL), tem no deputado Altineu Cortes (PL) seu candidato a reeleição à Câmara dos Deputados, além de Jair Bitencourt (PL), que pleiteia reeleição a deputado estadual.

(Leia mais abaixo)

QUISSAMÃ - Para deputado federal, o prefeito de Quissamã, Marcelo Batista (PP), apóia Márcio Rezende (PSD), irmão do prefeito de Macaé. O vereador Cesinha Com Todo Gás (PSB), vereador macaense, é o seu candidato a deputado estadual.

Por fim, em Macaé, o prefeito Welbert Rezende (Cidadania) apoia Márcio Rezende, seu irmão e ex-secretário, para federal. Para a Alerj, o grupo do prefeito se divide entre Cesinha e o também vereador Alan Mansur (PSB).

 



fique bem informado