Eleições: esquerda perdeu monopólio de 20 anos em 11 cidades

Na maioria dos casos, partidos de esquerda lançaram candidatos, mas saíram derrotados da disputa eleitoral


  • 31/10/2024, 09h29, Foto: Divulgação.

Nas eleições deste ano, partidos de esquerda perderam o controle que tinham há quase 20 anos de algumas cidades do país. Levantamento do Metrópoles, com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), encontrou 11 municípios em que siglas de esquerda saíram vitoriosas desde o pleito de 2004, mas viu o resultado virar nas Eleições Municipais de 2024.

Em oito dessas cidades, a esquerda lançou candidatos próprios, mas foram derrotados nas urnas por postulantes lançados por siglas de centro. Em uma das cidades, a esquerda sequer participou da disputa pela prefeitura. Nas outras duas restantes, partidos de esquerda faziam parte da coligação vencedora. (Leia mais abaixo)

Em Cordisburgo (MG), por exemplo, candidatos do Partido dos Trabalhadores (PT) venceram as disputas para o cargo de prefeito em 2004, 2008, 2012, 2016 e 2020. No pleito deste ano, entretanto, o candidato lançado pela federação Brasil da Esperança – Fé Brasil garantiu menos de 200 votos e ficou na terceira colocação.

Veja lista de cidades: Cidades em que esquerda perdeu "monopólio" de vinte anos

Município

Eleitos de 2004 a 2020

Eleitos em 2024 (Leia mais abaixo)

Alfredo Chaves (ES)

PSB, PSB, PSB, PSB, PSB

PP

Comercinho (MG)

PT, PSB, PSB, PT, PT (Leia mais abaixo)

Avante

Cordisburgo (MG)

PT, PT, PT, PT, PT

PSD

Elói Mendes (MG) (Leia mais abaixo)

PV, PDT, PV, PDT, PDT

Solidariedade

Jeceaba (MG)

PDT, PDT, PDT, PT, PT

PSDB (Leia mais abaixo)

Pains (MG)

PV, PV, PT, PT, PT

União Brasil

Passa Vinte (MG)

PV, PV, PSB, PSB, PSB (Leia mais abaixo)

PRD

Surubim (PE)

PSB, PSB, PT, PT, PT

União Brasil

Alagoinha do Piauí (PI) (Leia mais abaixo)

PT, PT, PSB, PT, PSB

PSD

Eldorado do Sul (RS)

PDT, PDT, PSB, PDT, PDT

PSDB (Leia mais abaixo)

Brejo Alegre (SP)

PV, PV, PV, PV, PV

PSD

O levantamento do Metrópoles, que tem por base dados do TSE, considera somente as 5.520 cidades que já tiveram resultados oficializados pela Justiça Eleitoral. Em muitos casos, o resultado do pleito eleitoral segue indefinido e dependerá de decisão final do Judiciário.

Vale destacar que, para a análise, foram considerados “de esquerda” o Partido dos Trabalhadores (PT), o Partido Socialista Brasileiro (PSB), o Partido Democrático Trabalhista (PDT) e o Partido Verde (PV). (Leia mais abaixo)

Eleições 2024 Em 51 cidades brasileiras, eleitores regressaram às urnas no domingo (27/10) para o segundo turno das eleições de 2024. Desse total, 15 capitais estavam na disputa.

No primeiro turno, que ocorreu em 6 de outubro, eleitores de mais de 5,5 mil municípios foram às urnas para definir quem ocupará, pelos próximos quatro anos, os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Mais de 120 milhões de brasileiros exerceram o direito de voto, o que corresponde a mais de 78% do eleitorado.



fique bem informado