
(Atualizado em 23/02/2020 para acrescentar nome de mais um pré-candidato) - O médico endocrinologista Luiz Elpídio Manhães (foto acima) surge na lista de pré-candidatos para disputa pela Prefeitura de Campos em outubro deste ano. Em contato com a redação do Campos 24 Horas, Luiz Elpídio informou que o partido ao qual é filiado, o Patriota, fez o convite oficial para lançar sua candidatura nas convenções de junho através do presidente local, Robson Pedala. Agora, já são 17 nomes na lista de pré-candidatos a prefeito de Campos. Além do número de candidatos, a pluralidade de profissões também chama a atenção do eleitor que, se não votar por ideologia ou identificação com as propostas apresentadas, pode escolher através dos serviços prestados. Entre eles têm servidores públicos, petroleiro, comunicador, empresários, comerciante, médico, dentista, gestor público, policial militar, construtor civil e advogado. (veja lista com nomes e partidos ao final da matéria).
Vários pré-candidatos ainda não se filiaram a nenhum partido político, o que deve acontecer na primeira quinzena de março. No ano passado, quando começou a se falar em eleições 2020, algumas pessoas lançaram seus nomes como possíveis pré-candidatos, mas acabaram recuando, como o caso do jornalista Fernando Leite que, em outubro, postou mensagem afirmando que não mais seria candidato. (Leia mais abaixo)
DEBATE - Todos os pré-candidatos, sejam eles figurões os nanicos, afirmam que a situação financeira do município é a pior possível, mas acreditam que têm “a fórmula” para mudar a situação atual. No futuro debate político, já desenhado pela maioria que se apresenta hoje, os considerados figurões apostam em novos projetos que podem melhorar a saúde, educação, gerar empregos, entre outros. Já os nanicos apostam em apontar erros cometidos pelos figurões, seus ancestrais, correligionários e parceiros, que tiveram tempo para “acertar” o município e não o fizeram.
EXEMPLOS – Os nanicos acreditam que têm chance de vitória, levando em conta que “a população está desacreditada dos nomes conhecidos que se apresentam de quatro em quatro anos”. Além disso, tomam como exemplo o governador do Estado do Rio, Wilson Witzel, que na época de campanha tinha apenas 1% das intenções de votos. E, ainda, o presidente Jair Bolzonaro, considerado o “lanterminha”, lá atrás de todos os demais. Outro também citado, inclusive já identificado como exemplo de prefeito do pais, o prefeito de Colatina, Sérgio Meneguelli.
CONFIANTES – O site Campos 24 Horas ouviu dois dos pré-candidatos considerados nanicos para saber porque resolveram entrar na luta com os figurões da política. O construtor civil Jonathan Paes (sem partido) disse que, “a população vem sofrendo com o governo atual e com os anteriores, cansada dos mesmos que prometem e não fazem. A população aposta em mudança e não é justo retroceder”. Já o cirurgião dentista Alexandre Buchaul (sem partido) afirma que, “existe possibilidade de vitória, porque a população tem uma rejeição aos nomes antigos, a população está desesperançosa. Ninguém aguenta mais as oligarquias. Prova de que existe possibilidade é a própria vitória de Rafael, Wilson Witzel e Bolsonaro”.
OS NOMES – Se fossem contabilizados os nomes dos que ano passado se apresentaram como possíveis candidatos a prefeito de Campos, a lista hoje seria muito maior. No entanto, assim como o jornalista Fernando Leite, outros não mais apareceram no cenário político, sendo considerados não mais pretendentes.
ORDEM ALFABÉTICA: (Leia mais abaixo)
Alexandre Buchaul - SEM PARTIDO Alexandre Tadeu - PRB Caio Vianna - PDT Cláudio Rangel - PMN Edmar Ptak - SEM PARTIDO Gil Viana - PSL Jonathan Paes - SEM PARTIDO José Maria Rangel - PT Lesley Beethoven - PSDB Luiz Elpídio (Patriota) Marcão Gomes - PL Marcelo Mérida - PSC Rafael Diniz - Cidadania Roberto Henriques - PR Rodrigo Bacellar - SD Rogério Barcelos - SEM PARTIDO Wladimir Garotinho - PSD
CITADOS EM 2019: Arnaldo Vianna Barbosa Lemos Fernando Leite Joilson Barcelos Joiva Cabral Rosinha Garotinho