Eleição: Grupos Wladimir, Bacellar e Thiago esperam eleger até 24 vereadores

Líderes dos grupos políticos mais fortes do município, prefeito e deputados buscam formar grandes bancadas de vereador




25/09/2024, 10h17, Fotomontagem: Campos 24 Horas.


Postado por Fabiano Venancio - A eleição da Câmara de Vereadores entra na reta final como uma das mais acirradas dos últimos 16 anos em Campos, com a forte presença dos três principais grupos políticos, liderados pelo prefeito Wladimir Garotinho (PP) e pelos deputados Rodrigo Bacellar (União Brasil) e Thiago Rangel (PMB), além de outras lideranças emergentes. O Campos 24 Horas fez um levantamento a respeito do número de vereadores que cada grupo mira eleger no próximo dia 6 de outubro. Somente os partidos de Wladimir e Rodrigo, o PP e o União, projetam eleger mais de 10 vereadores. Já Thiago Rangel, cuja filha Thamires é a principal 'puxadora' de votos do PMB, afirma ao site que espera eleger três vereadores. Vale ressaltar que outras lideranças buscam espaço no cenário da política local e, assim, eleger pelo menos um vereador das nominatas de seus partidos, como os candidatos a prefeito Alexandre Buchaul (Novo), Fabrício Lirio (Rede/Psol), professor Jefferson (PT), Raphael Thuin (PRD) e pastor Fernando (PRTB). (leia mais abaixo)


O PP de Wladimir conta com uma forte nominada formada por atuais vereadores e secretários e projeta eleger entre seis a oito vereadores. A coligação que apoio o prefeito também soma lideranças com prestígio e capital político com chances de alcançar uma cadeira no Legislativo que estão distribuídas em outros partidos como o MDB — que tem como filiado o vice-prefeito Frederico Paes — além do PDT, PL, Republicanos, Podemos, Avante e Agir.  (leia mais abaixo)


VEREADORES DO GRUPO BACELLAR - Já o grupo capitaneado por Rodrigo Bacellar abriga sete partidos em sua base de apoio. As projeções apontam para a eleição de até quatro vereadores no União Brasil, com a possibilidade da dobrar esta bancada para sete ou oito vereadores com a soma de outras legendas da coligação como o Solidariedade, PSD, Mobiliza, PSB e a Federação PSDB/Cidadania. (leia mais abaixo)


O deputado estadual Thiago Rangel (PMB) despontou como terceira força no quadro da política local na última eleição da Alerj, ficando atrás apenas de Bruno Dauaire e Rodrigo Bacellar na votação. Thiago terá uma cartada decisiva na eleição deste ano. O parlamentar e presidente estadual do Partido da Mulher Brasileira estima fazer três vereadores. (leia mais abaixo)


PT QUER VOLTA À CÃMARA - Com a circunstância favorável em ter o presidente Lula no Palácio do Planalto, o PT projeta eleger entre um a dois vereadores. (leia mais abaixo)


MENOS CANDIDATOS EM CAMPOS ESSE ANO - Em 2020, na eleição passada, a disputa contou com 780 candidatos, porém o mal avaliado governo de Rafael Diniz (Cidadania) impactou no fraco desempenho dos vereadores da base governista nas urnas. (leia mais abaixo)


Este ano, com pouco mais de 300 candidatos, o bom desempenho do governo de Wladimir, de acordo com as últimas pesquisas,  pode refletir na renovação de mandatos de boa parte dos vereadores, além da eleição de outros candidatos da coligação governista, assim como outros concorrentes fortalecidos com apoio do grupo de Bacellar, bem como outros candidatos que podem despontar como “surpresas” em outros partidos na disputa.