Eleição: Thiago com 14 prefeitos, Bruno, Caio e Virgílio apoiados por Wladimir, e os nomes de Bacellar

Campos 24 Horas lista as lideranças políticas com capacidade de articulação para a disputa da eleição de deputado estadual e federal


  • Atualizado em 29/06/2025, 10h33, Fotomontagem: Campos 24 Horas.

Postado por Fabiano Venancio - Os partidos e lideranças políticas de Campos já se articulam visando a disputa das eleições de deputado estadual e federal no próximo ano. No grupo liderado pelo prefeito Wladimir Garotinho (PP), pré-candidatos à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa (Alerj) já têm seus nomes sacramentados para entrarem na disputa. Na oposição, o deputado Thiago Rangel (Avante) desponta como um dos favoritos, com apoios de lideranças em 28 municípios. Já os líderes dos dois maiores grupos políticos da cidade, o prefeito Wladimir Garotinho (PP) e o presidente da Alerj Rodrigo Bacellar (União), poderão tentar voos mais altos no ano que vem. O Campos 24 Horas ouviu dirigentes partidários locais a respeito de mais de 10 prováveis candidatos a deputado de diferentes partidos.

Assim, candidatos à reeleição e já consagrados nas urnas, Bruno Dauaire (União Brasil) e Thiago Rangel (Avante), além do ex-vereador e atual presidente da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), Thiago Virgílio (Podemos), são nomes certos para a disputa de vagas na Alerj. (Leia mais abaixo)

Para a Câmara Federal, o deputado Caio Viana (PSD) deve buscar renovar seu mandato em Brasília. Herdeiro político do seu pai, o ex-prefeito Arnaldo Vianna, Caio atualmente integra o grupo do prefeito Wladimir, tendo indicado seu assessor Ruy Crispim para a Secretaria de Governo da Prefeitura de Campos. 

Há quatro vereadores que também são pré-candidatos a deputado no grupo Wladimir: Fábio Ribeiro (PP) e Leon Gomes (PDT), hoje licenciados e exercendo cargos no governo municipal, Kassiano Tavares (PP) e  Silvinho Martins (MDB). (Leia mais abaixo)

No desenho de pré-candidatos para o ano que vem, há uma ressalva: o prefeito Wladimir poderá vir como candidato à Câmara dos Deputados e retornar a Brasília, caso não prospere uma composição para a inclusão de seu nome na chapa majoritária junto com o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PDS), virtual candidato ao Palácio Guanabara.

Neste caso, a mudança de planos teria uma a composição que incluiria Caio Viana na disputa por uma vaga de deputado estadual. (Leia mais abaixo)

THIAGO COM GRANDE ARTICULAÇÃO - O deputado estadual Thiago Rangel (Avante) também irá concorrer à reeleição em 2026. A estimativa do parlamentar é de inflar sua votação para mais de 50 mil votos. O deputado conta com uma base de apoio em 28 municípios, onde soma o reforço de vereadores e lideranças regionais, além de 14 prefeitos 

No Estado, Thiago Rangel deve fazer uma dobradinha com o deputado estadual Vitor Junior (PDT), candidato a deputado federal. (Leia mais abaixo)

Na oposição, o vereador Marquinho Bacellar (União Brasil) tem seu nome cogitado para disputar uma vaga à Câmara Federal, mas o ex-presidente da Câmara de Campos só poderá ser candidato se seu irmão, o governador em exercício Rodrigo Bacellar (União Brasil), não vier como candidato ao governo do Estado. Neste caso, Marquinho estaria impedido de concorrer, de acordo com a legislação eleitoral.

Para a Assembleia Legislativa, o nome do vereador Maicon Cruz (PSD) ganha força para a disputa em dobradinha com a deputada federal Daniella do Vaguinho (PSD) e também com apoio do ex-vereador Bruno Viana, seu primeiro suplente na Câmara Municipal. (Leia mais abaixo)

Também há nomes de políticos locais que poderão disputar pela primeira vez uma eleição de deputado, como o empresário Marcelo Mérida, ex-secretário municipal de Desenvolvimento de Campos, o ex-vereador Igor Pereira, a presidente do Siprosep Elaine Leão, Delegada Madeleine e professora Natália.

WLADIMIR E RODRIGO - O prefeito Wladimir Garotinho (PP) aguarda o curso dos acontecimentos para decidir se disputa uma vaga no Executivo (candidato a governador ou vice) ou se mira o retorno à Câmara Federal. Ele ainda não confirmou a pretensão de ser lançar candidato ano que vem. (Leia mais abaixo)

O deputado estadual Rodrigo Bacellar (PL) aparece como principal pré-candidato a governador no grupo do governador Cláudio Castro (PL) e de outras forças políticas do Estado. Rodrigo, inclusive, já deu grande demonstração de articulação política quando se reelegeu presidente da Alerj por unanimidade no início do ano.

  (Leia mais abaixo)



fique bem informado