Postado por Fabiano Venancio - O prefeito de Macaé e presidente estadual do Cidadania, Welberth Rezende, já definiu as pré-candidaturas que irá apoiar em 2026 para deputado federal e deputado estadual. De acordo com levantamento da reportagem do Campos 24 Horas, Welberth apoia atualmente cinco políticos macaenses que são pré-candidatos a deputado, sendo dois vereadores e dois secretários municipais, além de seu irmão Márcio Rezende. O prefeito ainda apoiará a tentativa de reeleição do deputado estadual Chico Machado (SD). A matéria sobre o cenário político de Macaé faz parte da série do site Campos 24 Horas a respeito das pré-candidaturas a deputado nas regiões Norte e Noroeste Fluminense para as eleições do ano que vez.
Os aspirantes de Macaé à uma vaga de deputado estadual são quatro: o atual presidente da Câmara Municipal, Alan Mansur; o vereador Cesinha, líder da bancada governista e ex-presidente da Câmara; o secretário municipal de Saúde, Lucas Dias; e a ex-vereadora Iza Vicente, hoje secretária municipal de Ensino Superior da Prefeitura. (Leia mais abaixo)
O prefeito liberou dois vereadores da base governista que devem apoiar a tentativa de reeleição do deputado estadual Chico Machado (SD). O parlamentar, embora em palanques diferentes nesta eleição, não chega a ser um adversário político do prefeito.
MÁRCIO REZENDE - O irmão do prefeito deve disputar uma cadeira da deputado federal. Ele é ex-secretário municipal de Infraestrutura, agricultor e empresário do ramo da construção civil. Márcio foi coordenador das campanhas de Welbert até aqui. (Leia mais abaixo)
Suas pautas incluem o desenvolvimento regional, a agropecuária e a educação, uma das bandeiras que o partido sempre encampou através do deputado Comte Bitencourt, um dos fundadores da legenda.
Márcio Rezende vai tentar suprir uma lacuna existe há vários anos quando Macaé ficou sem representante na capital federal. (Leia mais abaixo)