Pré-candidatos a deputado travam disputa pelo apoio de lideranças e vereadores

ELEIÇÃO 2026 – Campos 24 Horas mostra detalhes de encontros e apoios já fechados no município


  • 29/10/2025, 00h37, Fotomontagem: Campos 24 Horas.

Postado por Fabiano Venancio - Nos últimos dias, os bastidores da política de Campos registraram muita movimentação com vistas as eleições de deputado estadual e federal do ano que vem. Conforme informações de dirigentes de partidos ao Campos 24 Horas, os pré-candidatos da cidade e regionais, e seus padrinhos políticos, tiveram encontros com lideranças comunitárias e vereadores locais. Nomes como Vitor Junior (PDT) e Márcio Rezende (Cidadania) se articularam de forma intensa nas últimas semanas para a eleição de federal. Um dos articuladores por apoio político em Campos é o prefeito de Macaé, Welberth Rezende (Cidadania), que se reuniu com três vereadores campistas e até uma ex-prefeita da região na semana passada em um restaurante da cidade. Welberth articula apoio para a possível candidatura do seu irmão Márcio Rezende a deputado federal. Por outro lado, as articulações de bastidores também embaralharam a disputa para governador. Tudo leva a crer que os líderes dos três maiores grupos políticos do município, Wladimir Garotinho (PP), Caio Vianna (PSD) e Rodrigo Bacellar (União), terão candidatos diferentes ao governo do Estado em 2026. Confira abaixo no levantamento do Campos 24 Horas:

Na disputa de deputado estadual, há dois pré-candidatos do bloco independente, casos do deputado Thiago Rangel (Avante) e do vereador Maicon Cruz (PSD). O nome de Thiago, inclusive, aparece com força em toda a região, com apoios de prefeitos e vereadores. (Leia mais abaixo)

Já Maicon, segundo fontes do site, pode fazer 'dobradinha' com Diego Zeidan (PT),  filho do prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PP) e pré-candidato a deputado federal.

Por sua vez, o prefeito Wladimir Garotinho já decidiu que dois candidatos à Alerj terão seu apoio: Bruno Dauaire (União Brasil) e Thiago Virgílio (Podemos). Bruno é favorito, visto que conta também com apoios de lideranças em outros municípios. (Leia mais abaixo)

No mesmo grupo, o ex-governador Anthony Garotinho (Republicanos) se lançou pré-candidato a deputado federal, assim como a primeira-dama Tassiana Oliveira pode tentar uma vaga em Brasília.

ENCONTROS E ARTICULAÇÕES - Na última quinta-feira, o prefeito de Macaé e presidente estadual do Cidadania, Welberth Rezende, esteve reunido no restaurante Kantão do Líbano, na Pelinca, com os vereadores Rogério Matoso (SD), Dandinho de Rio Preto (SD) e Paulo Cothé (MDB), numa tentativa de obter apoio para a pré-candidatura à Câmara Federal do empresário Márcio Rezende, seu irmão. (Leia mais abaixo)

Além dos três vereadores, o ativista político Marcos Soares, que já coordenou campanhas nos maiores grupos políticos da cidade, a ex-prefeita de São Francisco de Itabapoana, Francimara Barbosa Lemos, e seu marido Frederico Lemos, participaram do encontro com Welbert.

No concorrido encontro também estiveram presentes lideranças comunitárias e suplentes de vereadores. (Leia mais abaixo)

VITOR JUNIOR  - Outro pré-candidato à Câmara Federal que tem se movimentado em Campos é o deputado estadual Vitor Junior (PDT), que fará uma "dobradinha" na campanha com o deputado estadual Thiago Rangel. Vitor já conta com os apoios do médico Bruno Calil, que obteve mais de 32 mil votos como candidato a prefeito de Campos, suplentes de vereador e lideranças de diversos bairros e distritos.

Radicado em Niterói, mas campista que mantém fortes laços com a região, Vitor Junior é um nome com fortes chances de conquistar um mandato de deputado federal. Ele, inclusive, destinou recursos para Campos e cidades da região nos últimos meses através de emendas parlamentares.  (Leia mais abaixo)

ELEIÇÃO DE GOVERNADOR - Desta vez, tudo leva a crer que os grupos liderados pelo prefeito Wladimir Garotinho (PP) e as famílias Vianna e Bacellar estarão distribuídos em três palanques diferentes.

Caio Vianna (PSD) deve optar pela candidatura a governador do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD). (Leia mais abaixo)

O prefeito Wladimir pode ser candidato a vice-governador na chapa de Washington Reis (MDB). Neste caso, ele poderá abrir sua vaga para a primeira-dama Tassiana Oliveira tentar uma vaga em Brasília, ou ainda apoiar seu pai Anthony Garotinho.

BACELLAR - No grupo do deputado Rodrigo Bacellar (União Brasil), seu irmão Marquinho Bacellar (União) deve ser mesmo candidato à uma cadeira na Alerj Câmara Federal. Ele tem mantido contatos com lideranças ligadas ao irmão na cidade. (Leia mais abaixo)

A candidatura de Rodrigo ao governo estadual patina nas pesquisas de intenção de voto e parece não ter adquirido musculatura.

Assim, especula-se que sua saída seria a reeleição à Alerj ou uma vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ). (Leia mais abaixo)



fique bem informado