Eleição Campos em números: Votação da oposição, nº de eleitores e Wladimir

Levantamento e projeção do Campos 24 Horas mostram o que pode acontecer na eleição para Prefeitura de Campos em outubro


  • 07/04/2024, 07h43, Fotomontagem: Campos 24 Horas.

Postado por Fabiano Venancio -Campos 24 Horas mostra números que podem ser decisivos na eleição da Prefeitura em outubro próximo. Você sabe quantos votos Wladimir e os candidatos da oposição tiveram no primeiro turno de 2020?  E se a eleição da Prefeitura terá segundo turno este ano? Em Campos, a oposição busca somar forças para derrotar o prefeito Wladimir Garotinho (PP), favorito nas pesquisas de intenção de voto. Na ocasião da divulgação da última pesquisa (setembro do ano passado), além de Wladimir, os pré-candidatos Caio Vianna (PSD), Thiago Rangel (PMB) e Marquinho Bacellar (União) apareciam em seguida na preferência do eleitorado. A indagação que se faz hoje entre os grupos em confronto é quantos votos Wladimir precisa para evitar um segundo turno e qual a votação que a oposição necessita somar para chegar lá, como aconteceu em 2020. Conheça no levantamento do Campos 24 Horas como foi a votação de cada candidato a prefeito na última eleição da Prefeitura, em que mais de 100 mil eleitores não tiveram candidato no 1º turno (nulos, brancos e ausentes), a fim de que projeções possam ser feitas para este ano. Matéria completa abaixo

Levantamento do site mostra que Campos tem atualmente 369.468 eleitores aptos a votar. Vale ressaltar que, os atuais pré-candidatos a prefeito, além de Wladimir, são: o deputado estadual Thiago Rangel (PMB), o professor e reitor do IFF Jefferson Manhães (PT), o ex-vereador Jorge Magal (SD), a delegada Madeleine Dykeman (União), a deputada Carla Machado (PT, dependendo ainda de decisão da Justiça Eleitoral), o jornalista Fabrício Lírio (Rede), o empresário Clodomir Crespo (DC), o dentista Alexandre Buchaul (Novo), entre outros.  (Leia mais abaixo)

COMO FOI EM 2020 E OS NÚMEROS DE 2024 - Em 2020, Caio foi ao segundo turno com o prefeito Wladimir, beneficiado pela boa votação candidato Bruno Calil. No primeiro turno,  Wladimir somou 106.526 votos, contra 68.732 de Caio. Já a votação de Bruno Calil foi de 32.673 votos.

Ocorre que estes fatores (Caio e Bruno) não estarão neste tabuleiro da disputa este ano porque ambos estarão na campanha de Wladimir. Caio já inclusive formalizou parceria com o prefeito quando anunciou emendas parlamentares para atender as necessidades em três áreas do município.

GRUPO BACELLAR E THIAGO RANGEL - As duas principais forças políticas antagônicas a Wladimir são: o grupo liderado pelo deputado estadual Rodrigo Bacellar (União Brasil)  e o deputado Thiago Rangel (PMB).

Thiago acaba de se filiar ao PMB (Partido da Mulher Brasileira) e confirmar sua pré-candidatura a Prefeitura de Campos. Citado nas pesquisas pelo eleitor campista, Thiago é  liderança política da nova geração, cujo desempenho eleitoral foi considerado excelente nas últimas eleições. Ele disputou e venceu para a Alerj, se tornando o terceiro mais votado em Campos, atrás apenas de Bruno Dauaire e Rodrigo Bacellar, e ainda venceu a eleição de vereador. Thiago também lançou sua filha Thamires Rangel como candidata à Câmara Municipal.

Já o grupo Bacellar aposta este ano numa outra novidade na eleição, a exemplo de 2020, quando lançou o próprio Bruno Calil pelo Solidariedade (SD).  O elemento-surpresa desta vez é a delegada titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), Madeleine Dykeman. Evangélica, a policial tem boa penetração também neste meio. (Leia mais abaixo)

O grupo Bacellar tem ainda outra aposta: a deputada estadual Carla Machado (PT).  Ex-prefeita de São João da Barra, a deputada ainda depende de decisão da Justiça eleitoral (Aqui) para que possa anunciar oficialmente sua pré-candidatura à prefeitura de Campos.

PESO DOS VOTOS NULOS E BRANCOS E O SEGUNTO TURNO - Outro fator que deverá pesar bastante nas eleição de 2024 é o número de ausentes, brancos e nulos. De acordo com levantamento do Campos 24 Horas, na eleição de 2020, somados os que não votaram, anularam ou votaram em branco, os números chegam a 112.551 eleitores, um percentual de 31,21%, que não escolheram candidato num universo de 360.626 eleitores.

Desses, 89.873 não foram foram votar, um percentual de 24,92%, enquanto 6.846 eleitores votaram em branco e ainda com registro de 15.832 votos nulos, uma fatia de 8,38%.

Nas eleições deste ano, Campos totaliza 369.468 eleitores aptos a votar, segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).



fique bem informado