Postado por Fabiano Venancio - O Campos 24 Horas acompanhou duas reuniões de lideranças da política de Campos, da região e do Estado nos últimos dias para montar o desenho das eleições do ano que vem, com o estreitamento de alianças, a fim de acumular forças para a disputa de governador e deputado. Dentro do 'xadrez político', três nomes da região aparecem como peças importantes: o ex-governador Anthony Garotinho (Republicanos) como pré-candidato a deputado federal e com apoio de um dos caciques do MDB do Estado; já os prefeitos de Campos e Macaé, Wladimir Garotinho (PP) e Welberth Rezende (Cidadania), aparecem como prováveis candidatos a vice na chapa do prefeito Rio e pré-candidato a governador, Eduardo Paes (PSD). Além disso, há novidades sobre as pré-candidaturas a deputado da primeira-dama Tassiana Oliveira (PP), Caio Viana (PSD) e Thiago Virgílio (Podemos), e Washington Reis (MDB) agora também como possível candidato ao Senado.
A possibilidade de uma candidatura e a volta de Garotinho como deputado em Brasília parece estar cada vez mais perto, na medida em que o nome do seu filho Wladimir aparece com força para ser candidato a vice-governador também na chapa do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD). (Leia mais abaixo)
No último fim de semana, Garotinho e Wladimir participaram de duas importantes reuniões em Campos e São Paulo, onde foram delineadas tratativas sobre o caminho de ambos nas eleições.
Em São Paulo, Wladimir esteve reunido com Gilberto Kassab, ex-prefeito da capital paulista, presidente nacional do PSD e secretário estadual de governo na gestão Tarcísio Freitas. No cardápio do almoço, a possibilidade da chapa Eduardo Paes/Wladimir, unindo a força de Paes na capital e região metropolitana e a de Wladimir no interior. (Leia mais abaixo)
Já em Campos, Garotinho teve um encontro com o ex-prefeito de Duque de Caxias e um dos caciques do MDB do estado do Rio, Washington Reis. De acordo com o que apurou a equipe do Campos 24 Horas, a hipótese de Washington vir como candidato ao Senado e não mais a governador foi discutida na reunião. Vale ressaltar que Reis é um aliado antigo de Garotinho.
Com Wladimir pré-candidato a vice de Paes, Garotinho estaria com pista livre e sua vaga garantida a deputado federal. Neste caso, o desenho estaria reconfigurado com a primeira dama Tassiana Oliveira deixando de disputar uma vaga de deputado federal. (Leia mais abaixo)
Nesta nova configuração, outra informação apurada pelo Campos 24 Horas é a tentativa de aproximação de Garotinho com o deputado federal Caio Vianna. O ex-governador esteve com pessoas ligadas a Caio e deixou a seguinte proposta: o filho de Arnaldo Vianna disputaria uma cadeira na Assembleia Legislativa (Alerj) com seu apoio. Em troca, Caio o apoiaria para deputado federal.
Por enquanto, os pré-candidatos a deputado estadual do grupo Wladimir são Bruno Dauaire (União) e Thiago Virgílio (Podemos). Caso Caio aceite apoiar Garotinho para federal, passará a ser o terceiro pré-candidato à Alerj do grupo. (Leia mais abaixo)
Outro nome cogitado para vice de Paes é o prefeito de Macaé, Welbert Rezende (Cidadania). Vale ressaltar ainda que o prefeito de Campos ainda não declarou se vai disputar algum cargo no ano que vem. Para isso, teria que renunciar em abril de 2026 e passar a caneta para o vice Frederico Paes (MDB).