Eleição 2026/Wladimir e Caio: trunfos, expectativa de votação e desafios com novo perfil do eleitorado

Pré-candidatos locais a deputado federal enfrentam desafios, mas têm trunfos positivos a favor


  • 03/07/2026, 08h07, Fotomontagem: Campos 24 Horas.

Postado por Fabiano Venancio - A três meses das eleições deste ano, duas entre as principais lideranças políticas de Campos e pré-candidatos a deputado federal que reúnem maior capital político para representar a região em Brasília, o ex-prefeito Wladimir Garotinho (PL) e o ex-deputado Caio Vianna (PSDB) tem pela frente novos desafios que marcarão a disputa eleitoral. Os dois concorrentes da terra, contudo, têm trunfos positivos a favor, conforme o Campos 24 Horas mostra em mais uma matéria da série Eleições 2026.

As mudanças no perfil do eleitorado, o impacto das redes sociais na definição de voto do eleitor, a pulverização dos votos em disputa, com o número cada vez mais elevado de pré-candidatos de outras regiões que ficam com um grande percentual dos votos do contingente eleitoral de Campos, são fatores cruciais que os políticos locais enfrentam. Os obstáculos dos “candidatos da terra” podem ser acrescidos pela falta de interesse do eleitor pelas eleições legislativas. (Leia mais abaixo)

EXPECATIVA DE VOTAÇÃO - Fontes ouvidas pelo Campos 24 Horas afirmam que Wladimir está otimista e espera sair de Campos com cerca de 70% da votação necessária para sua eleição, com mais 30% de votos que espera obter fora do município. O filho do casal Garotinho tenta retornar a Brasília com novo mandato, aposta no seu recall como ex-deputado, ex-prefeito reeleito com quase 200 mil votos, o que lhe possibilitou intensa visibilidade, realizações e benefícios prestados à população. Como contraponto, o desgaste natural de um segundo mandato.

Já Caio Vianna intensifica os contatos com lideranças e reúne credenciais como os cerca de 110 mil votos que alcançou nas eleições municipais de 2020 contra o próprio Wladimir, além de herdeiro do espólio do seu pai Arnaldo (1947-2026), um dos mais populares prefeitos de Campos nos últimos anos.

Caio chegou a 36.785 votos nas eleições para deputado federal em outubro de 2022, ficando como segundo suplente. No PSD, se aproximou do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), quando chegou a exercer o mandato parlamentar em duas oportunidades, na ausência de titulares, convocados por Paes para assumir secretarias na capital fluminense.

O  ex-prefeito Wladimir conta uma “máquina” da administração municipal, com apoio de secretários e detentores de outros cargos , além de vereadores e suplentes de vereador, que exercem liderança e influência em bairros, localidades e distritos.

Tão desafiadoras quanto os obstáculos para vencer a eleição são as demandas locais e regionais que se arrastam há vários anos, como a ausência de voos comerciais do Aeroporto Bartholomeu Lisandro e as obras do contorno para evitar o lento tráfego de veículos na BR-101 pela área central de Campos, entre outras.  (Leia mais abaixo)

 



fique bem informado